sábado, 10 de janeiro de 2009

Bye Bye Eville and Jones


Ontem terminou o contrato com a minha companhia! Entreguei o carro, o telemóvel, as facas e o resto do equipamento.
Aqui há uns tempos houve alguém da companhia que estava tão chateado que deixou o carro estacionado no parque short-stay do aeroporto sem dizer nada a ninguém... Eu sou mais do género totó, ainda limpo o carro antes de o entregar.

Saldo da experiência de 2 meses com a Eville and Jones = zero! Ou seja:

Pontos positivos: consegui sair do tédio de trabalhar em Portugal; consegui entrar directamente para um emprego no Reino Unido; fiz novos amigos e o meu inglês está um bocadinho melhor (vou ter sempre sotaque americanado, lá se foram os meus planos de ter o sotaque da Sonya Walger, da série "A mente de um homem casado" e "Lost").

Pontos negativos: o trabalho é chato, não se aprende nada, passa-se frio, não se come nada de jeito (estou cheia de banhoca), não há horários fixos (tirando quem esteja em galinhas), não há tempo para vida pessoal (no meu caso foi assim, mas nem todos os matadouros são como este), não há estabilidade profissional (a companhia não dá garantias), não há igualdade de direitos comparativamente com os trabalhadores ingleses que desempenham o mesmo papel, o ordenado é mau (ainda mais agora com a baixa da libra, quem tiver num matadouro paradinho não tira mais do que 800 euros por mês), há alguma probabilidade de se espatifar o carro, não se passa a OV (Veterinário Oficial) com facilidade, etc etc etc.

Se alguém estiver interessado em vir para cá por esta via que me contacte que eu darei mais pormenores. Acho que esta profissão vai ser cada vez mais instável e com menos benefícios, até aparecer outra doença tipo vacas loucas (agora se calhar vai ser a vez dos porcos malucos), e aí pode ser que volte a ganhar vida. Se não aparecer nenhuma doença bizarra, o orçamento para esta área vai diminuir cada vez mais (ainda por cima estamos em crise) e em vez de portugueses, espanhóis, romenos e polacos passam a ser chineses a desempenhar este papel. Quem veio há 4 anos é que foi esperto, porque entrou directamente para OV (sem passar pela casa partida de se ser inspector sanitário) e agora está com um bom ordenado e em cargos mais interessantes (Lead Veterinarian ou a trabalhar para a DEFRA).

Bem, agora este blog já não vai ter mais “insólitos matadouro”, em vez disso vai ter “insólitos bifes” ou “insólitos pets”!!
Está na hora de ir embora e apanhar um bocadinho de solinho e friozinho em Portugal numas mini-férias (só para chatear há vaga de frio polar exactamente quando eu vou a casa)!!

2 comentários:

Arabella disse...

Hola,
non sei se vas ler este comentario, porque o post xa é antigo... Pero queríache preguntar algunhas cousas, porque estou matinando en ir uns meses traballar ó Reino Unido a algún matadoiro. Vexo que hai moita xente que marchou aborrecida desta empresa (Eville and Jones), pero polo que vexo en internet, agora seica só fan este traballo eles e máis Hallmark... Parece que a FSA quere ir eliminando estas subcontratas e contratar eles directamente ós meat hygiene inspectors e Official Vets... O caso é que o único emprego que a FSA está ofrecendo é de prácticas (training) 12 meses por 19050 libras ó ano. Ademáis tés que poñer ti o carro e o gasoil... Paréceme unha miseria, porque de ahí hai que descontar a vivenda e a comida... ¿Ti que cres? ¿É posible que en Eville and Jones paguen mellor, aínda que o traballo siga sendo a mesma merda? É que en España, coa crise, non hai onde meterse. Pero tampouco quero ir un ano pra Gran Bretaña se non vou poder aforrar case nada... :(

Noname disse...

Olá!

A Eville and Jones não paga muito bem, a não ser que trabalhes 50 horas por semana e aí talvez consigas 1500 libras por mês. Eu pela minha experiência pessoal não recomendo a Eville and Jones, eles fazem o que querem dos trabalhadores e não dão estabilidade nenhuma, dum momento para o outro podes ficar sem emprego. Na minha altura a Eville and Jones também gostava de mandar os MI de um lado para o outro do país em dias consecutivos e a avisar em cima da hora. A Hallmark é muito melhor em termos de recursos humanos, mas os salários também continuam a ser maus para os meat inspectors. A FSA pelos vistos também paga mal mas se calhar dá maior hipóteses de subir na carreira. Trabalhar apenas uns meses no Reino Unido não compensa, se quiseres vir para cá tem de ser por mais tempo, ninguém consegue bons empregos e bons ordenados de início (e acabas por gastar dinheiro no início se quiseres ter uma vida minimamente confortável e sem chatices). Geralmente as empresas não oferecem o curso de OV (official vets) sem algum tempo de experiência como meat inspector (um ano ou mais). Trabalhar como meat inspector é chato mas é uma maneira fácil de entrar no país para depois mudar para uma coisa melhor. A vida no Reino Unido é muito diferente e a adaptação é difícil mas existem mais oportunidades de emprego e de uma vida estável. Em relação aos ordenados, já foi muito melhor, agora não são grande coisa, não é pelo dinheiro que eu estou aqui. Boa sorte!