domingo, 25 de janeiro de 2009

Fim-de-semana em Edimburgo


Trabalhar em clínica de pequenos animais no Reino Unido dá direito a muitas postagens, mas vou tentar conter-me para não escrever de cabeça quente. Por um lado estou muito feliz por esta oportunidade (vou ganhar imensa prática), mas a adaptação não vai ser fácil – é tudo muito diferente!
Este fim-de-semana o chefe lagarto foi dar uma palestra na Universidade de Edimburgo e convidou as suas mais recentes aquisições para irem com ele:
- Sam, licenciada em Bristol e que esteve a trabalhar recentemente como enfermeira vet;
- Claire, francesa que tirou o curso na Bélgica e que foi aprender inglês para a Austrália (foto);
- Eu!

Não deu tempo para conhecer Edimburgo porque só lá estive no Sábado (e tive mesmo de ir a todas as palestras, ficava mal escapulir-me na primeira semana de trabalho), mas pelo menos fomos sair à noite (até às 23h30, uau!) com alguns universitários e alguns dos vets que falaram no congresso. Mesmo assim no meu ponto de vista não compensou a viagem de 8h para lá chegar enfiada na parte de trás de um carro desportivo que não passava dos 100km/h (o meu chefe pode ser muito valente no que toca a cobras mas na estrada parece uma velhinha).
As pessoas de Edimburgo pareceram-me muito acolhedoras. A cidade é muito escura (também era de noite, eh eh) e com edifícios antigos. Vêm-se muitos estudantes nas ruas, muitas lojas de Whisky e pubs agradáveis. Também existem muitos sem-abrigo. A universidade é praticamente no centro da cidade e fez-me lembrar o antigo edifício da FMV em Lisboa, mas vai fechar e passar para um pólo afastado. As propinas de um curso de veterinária andam à volta das 3000 libras anuais (e 20000 libras para quem já tenha outro curso).

Sem comentários: