sexta-feira, 13 de novembro de 2009

Poppy Day




Aqui há 15 dias comecei a ver toda a gente a andar com papoilas de plástico na lapela. Nova moda? Pelos vistos nesta altura do ano o pessoal compra estas papoilas em homenagem aos soldados da guerra. O dia 11 de Novembro é chamado de Remembrance Day ou Poppy Day (Poppy é papoila) e é celebrado desde a Primeira Guerra Mundial. Aqui no Reino Unido o dinheiro vai para The Royal British Legion, instituição que ajuda as pessoas com problemas de saúde relacionados com a guerra ou mesmo outras dificuldades como arranjar casa. A campanha deste ano é direccionada para ajudar os soldados que combateram no Afeganistão.

1 comentário:

Lowlander disse...

Nao ficaria nda mal que fizessem o mesmo em Portugal. Investimos no esforco de Guerra aliado no I Guerra Mundial com 55000 soldados de infantaria e 1000 de artilharia distribuidos em 3 campos de batalha: Franca, Angola e Mocambique de 1916 a 1918. Portugal sofreu 8,145 mortos 13,751 feridos e 12,318 prisioneiros de guerra e/ou desaparecidos em combabte. Os submarinos alemaes afundaram 80 navios de bandeira portuguesa.
Esta brincadeira valeu-nos um lugar nas conferencias de Versailles onde se decidiram as indmenizacoes de guerra que a Alemanha pagaria aos aliados (e que contribuiriam em parte no futuro para dar popularidade e colocar no poder os Nazis) bem como teve direito a reclamar como suas as colonias de Angola e Mocambique, quando a Africa foi retalhada entre os paises vencedores.