terça-feira, 22 de dezembro de 2009

Jantar de Natal



Pelas regras de etiqueta, assim é que eu deveria ter ido vestida para o ambiente profissional que foi o Jantar de Natal da nova clínica, onde não conhecia ninguém e num dia em que estava um frio de rachar. Claro que fui muito tapadinha e claro que devem ter achado que eu era um E.T., com tanta lã. E ainda bem que estava de carro se não supostamente teria de me ter embebedado à grande ali com o chefe!

Sobre a mudança



Finalmente consegui mudar de emprego! Aqui no Reino Unido consegue-se mudar de emprego com maior flexibilidade do que em Portugal, mas já foi muito mais fácil do que agora. Em Medicina Veterinária, que supostamente é quase a melhor área para se arranjar emprego, as vagas disponíveis começam a ser não muito apetecíveis e podem-se levar meses até se arranjar um emprego de jeito (se é para se estar no estrangeiro, que seja com um emprego de jeito). Na altura do Natal e no Ano Novo aparecem muitas oportunidades para locum, que é aquele veterinário self-employed (o equivalente a recibos verdes) que ganha mais ou menos 200 libras por dia (mas que depois tem de pagar os impostos) e que anda a viajar pelo país para cobrir faltas de pessoal. Depois temos os veterinários da noite, onde existem sempre vagas, trabalham todas as noites durante uma semana nas clínicas de urgência e depois não trabalham nada na semana seguinte (têm de saber fazer cirurgias de urgência). Temos ainda a inspecção sanitária, em que as condições estão cada vez piores e as empresas para quem se trabalha não são propriamente simpáticas, mas que continua a ser uma boa maneira de entrar no Reino Unido (mas só para quem tenha cabedal para aguentar). Quanto a empregos de 2ª a 6ª em clínica de pequenos e sem urgências… Hum… Já é difícil, mas de vez em quando aparecem… E apareceu um destes no meu email um dia destes, e lá fui eu contratada para outra clínica sem os conhecer de lado nenhum, com o objectivo de ter uma vida mais relaxada. O meu chefe claro que ficou chateado e dispensou-me imediatamente, o que fez com que ficasse com umas férias prolongadas (este tipo de comportamento não muito profissional supostamente não é frequente entre os ingleses, mas a verdade é que desde que cheguei que tenho visto muito deste género de coisas). Vou começar em Janeiro e esta foto é da zona onde vou ficar, que é uma das zonas mais bonitas do Reino Unido! O único senão é que fica um bocadinho mais longe de tudo.

Histórias da Clínica



O Facebook é tramado. E deixar o Facebook ligado não é uma coisa muito inteligente. Foi o que aconteceu à nossa recepcionista-supervisora, deixou a sua página do Facebook aberta num dos computadores da clínica. Claro que a nossa fantástica enfermeira aproveitou-se do sucessivo para alterar o “status” para uma frase muito apelativa do género “eu gosto muito de dar peidos”. Quando a recepcionista-supervisora deu conta, comentários ordinários choviam à “sua” afirmação.
“Naughty” enfermeira!!!

quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

OMG!! Já existem Jackhuahuas (= Jack Russel Terrier + Chihuahua)

top 5 best clothing shops in Cardiff

O que é que se faz quando se está entre dois empregos e até nem se está a receber? Entre muitas coisas, gasta-se dinheiro com roupa!! Mas olhando para as inglesas parece que todas as lojas roupa são dos 300. A verdade é que a maioria da roupa que se vê à venda é de verão ou para usar em festas (muito "glitter"). Podemos concluir então que os ingleses estão em festa todo o dia e a toda a hora, e que nunca têm frio (ainda ontem vi uma inglesa de Havaianas, brrr). Felizmente consegui encontrar o meu top 5 (com ajuda da Ana) e agora raramente vou às outras lojas.

1- H&M - Muito diferente da correspondente portuguesa (mais variedade). Arranjam-se boas promoções e os preços são muito acessíveis.


2- White Stuff - para roupa de melhor qualidade, do género confortável. Definitivamente a invadir na altura dos saldos.


3- Fat Face - roupa desportiva e confortável, também convém ir mais na altura dos saldos. Gosto das malas de lá.


4- Acessorize - o essencial em cachecóis, luvas, gorros, carteiras, etc.


5- T-Red - calçado de várias marcas (incluindo a marca tuga FlyLondon).

A Borders vai fechar


Uma das duas principais cadeias de livros britânicas vai fechar e está tudo em promoção. É triste ver as prateleiras vazias com os restos e o que na semana passada estava com desconto de 20% agora está com 40% (se bem que as coisas com interesse já foram todas compradas). Agora só sobra a Waterstones. Buááááá!!

quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

Já fui 5 vezes ao ginásio e ainda não vi nenhuma pessoa gorda!!!

Tradições de Natal - Christmas Crackers



No Natal os supermercados estão inundados por Plantas do Natal, enfeites para a árvore de Natal e Christmas Crackers. "E o que são Christmas Crackers", perguntam vocês... Bolachinhas? Nãoooo... São uma espécie de prendas que se abrem à mesa de Natal, em forma de chouriço embrulhado. Puxam-se as pontas e as Crackers fazem um estalido (tipo bomba de carnaval), abrem-se e dali sai um chapelinho de papel (ou uma coroa de rei) para pôr na cabeça durante o jantar de Natal e ainda uma prendinha, que pode ser um papel com uma anedota ou um brinquedo. Que bonito, todos com um chapelinho de papel à mesa de Natal!!!

Mercados de Natal



Por esta altura do ano começam a aparecer os Mercados de Natal, que são barraquinhas de artesanato e de comidinha nos centros das cidades (os típicos challets de madeira). Fomos ao Mercado de Natal de Bath, que é um dos mais conhecidos. Domingo foi o último dia e ainda falta tanto tempo para Natal! Os ingleses despacham tudo muito cedo, também compram as prendas e fazem os enfeites com 2 meses de antecedência. De artesanato não há assim nada típico (aliás, muitas das barraquinhas são alemãs), o que é mais tradicional é o chamado mulled wine, o vinho quente com especiarias para aquecer o pessoal que não aguenta o frio de Dezembro.

Porque é que os ingleses não usam touca na piscina??

1- Porque a maioria das toucas são pretas e contrastam muito com a pele dos ingleses;
2- Para desinfectar o couro cabeludo;
3- Porque arrepanha a testa;
4- Porque o cloro não faz bem aos piolhos.

terça-feira, 1 de dezembro de 2009

A entrevista

Como são as entrevistas no Reino Unido? Todas diferentes provavelmente… A última a que fui foi para uma vaga numa clínica numa terra cujo nome é impossível de pronunciar, uma terra de 8 letras em que metade delas são “L” (obviamente que só poderia ser em Wales): Llanelli. Seria fácil se fosse L+L=L, mas não, L+L= “rflh”, o que não dá jeito nenhum dizer. Vou tentar evitar a palavra ao máximo.
Quanto à entrevista, que era para vaga em clínica de pequenos animais, quando cheguei fui recebida por um senhor em alto extase que só faltava começar a dançar rancho comigo. “How are you??? How are you?? What a terrible weather!! How will you get used to this???” Os ingleses (ups, os galeses quero eu dizer) são realmente muito simpáticos ao primeiro contacto. “A cup of tea or coffee? Please let me show you the practice.”
O que eu gostei mais na entrevista:
“Nós gostamos muito da nossa vida pessoal por isso queremos ter mais veterinários para que haja um horário mais confortável, porque afinal de contas, a vida não é só trabalho!!”
O que gostei menos na entrevista:
O facto de eu já saber que todos os ingleses dizem estas coisas maravilhosas mas depois na prática não esperam que a nossa atitude seja realmente essa.
E o que gostei ainda mais:
O facto de ter ficado com a vaga!!