quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Esta semana só se fala em propinas



Como funcionam as propinas no Reino Unido?

As más notícias:


O financiamento do ensino universitário no Reino Unido vai sofrer umas certas alterações com a crise. As propinas vão aumentar um bocadinho. Até ao momento um aluno pagava em média 3600 euros por ano de universidade. A partir de agora vai passar a pagar de 6800 a 10200 euros por ano. O valor da propina não inclui alojamento nem outras despesas inerentes à sobrevivência!




As boas notícias:

Uma vez que a maioria dos alunos não pode pagar valores tão monstruosos existe a possibilidade de obter um empréstimo do estado. Ou seja, os alunos só começam a pagar as propinas depois de iniciarem a vida profissional e apenas quando conseguirem um ordenado superior a 2000 euros por mês. 9% do ordenado é automaticamente retirado durante um máximo de 30 anos. Se passados 30 anos o aluno não consegue um ordenado decente e por isso não consegue pagar o empréstimo, a dívida ao estado é esquecida. Isto faz com que as propinas sejam suportadas pelo estudante e não pela respectiva família. As propinas só são pagas se o curso universitário resultar num emprego com um ordenado superior a 2000 euros.

5 comentários:

joanavet10 disse...

Olá, o meu nome é Joana e também estudei na EUVG. Encontrei o teu blog por acaso quando pesquisava trablaho para vet em Inglaterra. Estou a pensar ir para ai trabalhar, mas estou um bocado desorientada e não sei o que tenho que fazer para começar a tratar das coisas. Será que me podes dar uma dicas??

Noname disse...

ola'! Se quiseres vir directamente para clinica podes comecar a responder aos anuncios do veterinary record,

http://vetrecordjobs.com/vetrecordjobs/jobs/view-section.html?action=viewVetsJob

ou inscreveres-te num site de recrutamento para veterinarios (como a RIGVETS), mas para trabalhares ca tens de te inscrever no royal college - e' mais provavel aceitarem-te para um emprego se tiveres esse processo todo feito.

http://www.rcvs.org.uk/Templates/Internal.asp?NodeID=89637

Depois de mandares as papeladas para o Royal College eles chamam-te para fazeres o juramento.

Se estiveres mesmo decidida e' mais facil vires mesmo durante uns tempos para uma zona em que conhecas alguem (nem q fiques num bed and breakfast), arranjares um carro para poderes ires a entrevistas a todo o lado (pq a partir de Portugal e' muito mais dificil). Nao sei quanto tempo vai demorar para arranjares alguma coisa, especialmente se ainda nao tiveres experiencia.

Tambem ha' mta gente que comeca no Reino Unido candidatando-se a internatos em universidades (Londres, Bristol, Liverpool, Edimburgo, Cambridge) ou em hospitais (tipo o http://amcreferrals.com/1-staffing.html), o que e' muito mais simpatico, mas onde nao ganhas la' muito bem. Para te candidatares a essas coisas precisas de ter referencias de profs.

A outra hipotese e' entrares por inspeccao sanitaria (eu entrei pela Eville and Jones) que precisam sempre de pessoal. Eles tratam dos papeis todos (Royal College, banco, seguranca social, dao carro), mas ha quem considere a experiencia um bocadito desagradavel e traumatizante (depende da tua personalidade).

Para comecar como locum (fazer ferias de outros vets) nao aconselho muito, porque se ainda nao estas habituada ao sistema podes ser facilmente levada a tribunal por uma coisa qualquer parva.

E por fim, tens mesmo de ter a certeza que estas disposta a deixar portugal para vires para ca', uma vez que a cultura e' muito diferente, vais estar longe da familia e nao ha' sol!

Boa sorte

Noname disse...

ah, e eu estudei na FMV/UTL!

joanavet10 disse...

Oi! Já estive a ver o site do E & J e mandei o curriculum. Entretanto ja estou a tratar da papelada para o RCVS. Não me importo de fazer inspecção sanitaria, embora não seja para sempre, mas é uma experiencia nova. Já fiz um estágio em matadouro cá e realmente há dias que impressiona um bocado...mas alguém tem que o fazer! Eles são porreiros lá no E&J?

Noname disse...

Se vais entrar para a Eville and Jones eles inscrevem-te no Royal College. O que eles fazem é inscreverem-te para um training the inspecção sanitária em Leeds (que dura um mês, dão alojamento) e depois quando houver uma vaga chamam-te (ou não). Eu fiz a entrevista em Lisboa mas também fazem às vezes por webcam. Eu não gostei de trabalhar com eles mas é uma questão de sorte. Tive de esperar 3 meses para me arranjarem vaga depois do training e sei que algumas pessoas nunca foram chamadas. Depois trabalhei 3 meses num matadouro halal em que até conseguia um bom ordenado porque fazia muitas horas (geralmente não se ganha mais do que 700 libras) mas tiveram de me dispensar porque reorganizaram as vagas e foi aí que mudei para clínica (escapei-me do contrato de 6 meses). Os matadouros cá têm em geral piores condições do que os portugueses.
Se soubesse o que sei hoje não teria passado pela Eville and Jones mas por outro lado estou contente com a oportunidade em clínica que daí saiu.
Boa sorte!