terça-feira, 18 de maio de 2010

The Hen Party



Fui a uma Hen Party. Uma Hen Party é uma despedida de solteiro ("Hen" quer dizer "Galinha"). Geralmente nas despedidas de solteiro as mulheres vestem-se todas de um tema (coelhinhas, joaninhas, enfermeiras, etc) e saem à noite para assistir a um strip-tease e para se embebedar. São festas diferentes do equivalente português. Uma "Hen" tem de ser escandalosa, produzir gritinhos e chamar a atenção sobre si. Felizmente a "Hen Party" a que fui foi muito calminha. Como se passou? Quando cheguei ao hotel às 19h encontrei as "Hens" ainda de pijama (pijama às 19h??). Tinham vindo mais cedo para poderem tomar banho e arranjar-se. A noiva ia muito normal, com uma faixa tipo miss, uma bandelete de antenas cor-de-rosa felpudas cintilantes, um "L" nas costas (símbolo de "learner" colado nos carros de intrução das aulas de condução) e uma varinha de condão. Em seguida fomos para o restaurante do hotel onde tivemos direito a um "Cravery" (o típico almoço self-service dos pubs) seguido de animação de um grupo musical de tributo aos ABBA. Já agora, quem eram as "Hens"? As "Hens" eram colegas de trabalho, amigas.... a irmã.... a mãe e a sogra!!

The Hay Festival


Aproxima-se a data do "Hay Festival" (27 Maio - 6 Junho), um dos maiores festivais literários da actualidade que decorre em Hay-on-Wye (não fica longe daqui). O festival consiste numa série de conferências/debates sobre temas da actualidade ou duma obra em particular. Ao mesmo tempo decorrem concertos ou outras actividades (também para crianças). O programa é praticamente interminável e inclui os nomes Philip Pullman, Stephen Fry, Nadime Gordimer, Martin Amis, Zadie Smith, Hilary Mantel e Kazuo Ishiguro. Na área da música temos Laura Marling e Beth Orton entre os mais conhecidos. É estranho imaginar esta concentração de miolos (provavelmente com muito assédio da parte dos fãs) no que é um festival confuso de uma actividade que se faz em privado e em silêncio que é a leitura. Um artigo da revista ler do ano passado descreve muito bem o que se passa neste festival, mas não abona em favor dos ingleses.

Guess who was also born in the area...


Anthony Hopkins é welsh, nasceu aqui na terrinha ao lado, Port Talbot (também chamada "Port Toilet" por causa da poluição). Mais um famoso!!

Insólitos Clínica

Conselho da semana: "Será que é possível preparar para o seu animal de estimação uma sopa de larvas e tentar dar-lhe na boca com uma seringa?"

"Frase à inglesa da semana"

"É uma chatice ter a minha filha de volta a casa porque tenho de pensar na comida. Espero que arranje rapidamente um emprego." (sobre filha que acabou a universidade e está de volta a casa).