sexta-feira, 8 de julho de 2011

Hacking the mobile - o escândalo das escutas



Um dos jornais tablóides do Reino Unido está em apuros por ter tido acesso a telemóveis alheios de celebridades e vítimas durante anos e anos. Mas como é que conseguiram fazer isso? Roubaram o telemóvel e implementaram um chip? Nada disso. A polémica está no acesso ao voicemail. Pelos vistos era muito fácil aceder ao voicemail de outra pessoa (agora já não é).



1- Algumas operadoras de telemóvel fornecem o serviço de telefonar de um número externo para se ter acesso ao voicemail pessoal. É necessário um PIN, mas a maioria das pessoas nunca muda o PIN por isso é fácil encontrar na internet o número default.



2 - Ao tentar telefonar para uma pessoa que esteja ao telemóvel, somos direccionados para o voicemail. Se se marcar a tecla * e depois o PIN default da rede (que nunca ninguém se dá ao trabalho de mudar), fica-se com acesso ao voicemail dessa pessoa.



Não é preciso ser um expert em informática para se conseguir fazer isto. Claro que depois deste escândalo as redes operadoras de telemóvel alteraram tudo e agora já não é possível fazer o mesmo. Não faço ideia se dá para fazer algo parecido com os telemóveis portugueses.

Sem comentários: