quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Então em que ficamos?




No dia 29 de Setembro a SkyNews apresenta um artigo dizendo que o Reino Unido é o pior lugar para se viver na União Europeia. Entre os factores contributivos para esta avaliação encontram-se o alto custo de vida (energia, álcool, comida, cigarros, gasolina), os poucos dias de férias, a elevada idade de reforma, as poucas horas de sol e a decadência social. Este estudo não incluía todos os países, mas isso não é mencionado na notícia.




Para alegrar o pessoal ontem saiu a notícia no Guardian a referir que os britânicos são um dos povos mais felizes! Esta felicidade vem da facilidade em que as pessoas confiam umas nas outras, a baixa taxa de desemprego a longo prazo (comparativamente a outros países europeus), pouco crime e poluição, qualidade da saúde, entre outras coisas igualmente "estranhas".
A interacção social também foi estudada - relativamente a Portugal, fiquei a saber que em conjunto com os NeoZelandeses somos um povo altamente social, isto significa que mais de 75% da população (só??) tem contacto com um elemento da família / amigo uma vez por semana (repito - só??). A França, a Polónia e a Hungria são alguns dos países menos sociais. A contribuição cívica também conta, pela influência do indíviduo na sua sociedade, e aí os portugueses (juntamente com os russos) estão nas últimas posições da tabela.


http://www.oecdbetterlifeindex.org/

http://www.uswitch.com/


Quando estiver a chover muito vou telefonar para os jornais a pedir "olhe arranje-me uma notícia boa para alegrar o pessoal". Se apanhar alguém a dizer mal de Portugal encomendo uma notícia "desagradável" sobre o Reino Unido só para chatear.

Sem comentários: