quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

10 Coisas Diferentes do Natal no Reino Unido

1 - Há 4 dias de folga! Como ambos os dias 25 e 26 são feriados, quando calham ao fds passam sempre para 2a e 3a feira! Isto é razão suficiente para se gostar do Natal.

2 - Há fortes possibilidades de estar tudo coberto de neve! E de não se ir trabalhar! Ou seja, ainda mais dias de folga (um palmo de neve é suficiente para fazer o pessoal ficar em casa). Isto pode ser mau para quem queira viajar (como eu).

3 - Todas as terrinhas têm mercadinhos de Natal, que consistem em barraquinhas de madeira nas ruas principais com venda de produtos tradicionais e artesanais (e também chocolate quente, mulled wine/vinho quente com especiarias e cachorros quentes com salsichas alemãs). As cidadas mais importantes têm uma Winterland que consiste numa feira popular com direito a ringue de patinagem.

4 - Escrevem-se MUITOS postais de Natal que se penduram pela casa ou em frente à árvore de Natal.

5 - Comem-se "mince pies" - traduzem-se à letra como "tartes de carne picada", mas estes pequenos pastéis são doces e feitos de frutas cristalizadas, passas e canela. Muitas famílias deixam disponíveis umas "mince pies" e uma bebida para o Pai Natal (o chamado "Father Christmas") na noite de 24.

6 - Rebentam-se Crackers no almoço de Natal - são embalagens coloridas em forma de tubo em que cada pessoa puxa uma extremidade - o embrulho rebenta com uma pequena quantidade de pólvora e exibe uma coroa de papel, uma anedota, uma adivinha e um brinde inútil.

7 - "Christmas Pudding" é o bolo de Natal que aparece na fotografia acima - é um bolo medieval de sabor distinto que se prepara muitas semanas antes do Natal - é castanho não por causa do chocolate mas devido ao melaço ("black treacle") - actualmente ninguém o faz, compra-se no supermercado e já está. Tal como o bolo-rei, traz um brinde para dar sorte (uma moedinha).

8 - O almoço tradicional do dia 25 de Dezembro consiste em peru assado, batatas cozidas, couves de bruxelas e outros vegetais como a popular cheróvia. Uma mini-salsicha enrolada em bacon ("chipolata") está estranhamente presente. E o molho "gravy" (bahhh), para disfarçar aquela situação comum em que o peru ficou seco e ressequido. Atenção que a maioria das famílias passa esta refeição num restaurante para não ter trabalho de cozinhar. Estes almoços são marcados com bastante antecedência.

9 - "Boxing Day" - depois dos ingleses terem gasto o dinheiro nas compras de Natal, no dia 26 decidem ir às compras por ser o primeiro dia dos saldos. Este dia que deveria ser conhecido por "dar os excedentes aos pobres" é mais conhecido como "não vai haver sítio para estacionar porque toda a gente vai às compras."

10 - As pessoas andam muito animadas com o acontecimento e até tiram dias de férias para comprarem as prendas. Ou seja JÁ ESTOU UM BOCADINHO FARTA DO ASSUNTO. Podemos falar de outra coisa?



Sem comentários: