domingo, 30 de janeiro de 2011

The welsh language

PONTRHYDFENDIGAID
CERRIGYDRUDION
YNYSYBWL
YSTRAD MYNACH
LLANDAIRYNGORNWY
LLANYSTYMDWY
EGLWYSFACH
BWLCH
YR WYDDGRUG
MACHYNLLETH
LLYN CLYWEDOG
YNYS HIR
LLANBRYNMAE
LLWYNYPIA
LLANRWST
LLECHWEDD
YNYSDDU
BWLCHGWYN


As palavras anteriores não são formadas por letras aleatórias originadas pela passagem de um gato pelas teclas deste computador. São nomes de terras do País de Gales que fazem entalar a língua a qualquer um. Se quiserem tentar terão de saber que:


"C" diz-se sempre "Q"
"CH" diz-se "RRR" com catarro
"DD" diz-se "TH"
"F" diz-se "V"
"LL" faz lembrar uma serpente constipada (toca a trabalhar o cuspo nas bochechas)
"RH" diz-se RR com um suspirar no fim
"W"/"^w" como a vogal das palavras inglesas "pull" or "soon"
"Y" igual a "i" ou "ee"
"U" diz-se "i"


Amanhã vou estar em Gorseinon, esta nem é muito difícil de se dizer!

The welsh language II

Como se diz "cinco" em welsh? "Pump" mas lê-se "Pimp"!
Como se diz "cenoura" em welsh? "Moron"!

O cão mais famoso do Facebook (the cutest dog in the world)

Nos EUA existe um cão chamado Boo que tem uma página do Facebook com 800 000 seguidores e que parece um autêntico peluche. Se duvidam da autenticidade do animal podem ir à página e verificar pelos vídeos que é realmente um cão a sério. O Boo é tão famoso que já aparece nas revistas inglesas e a sua imagem ajuda a angariar dinheiro para associações de caridade.

Chega de brincar à genética com os animais!

Esta é a "raça" de gatos "Bambino", são gatos sem pêlo e de pata curta. Deve andar na moda tentar "fabricar" o gato mais feio do mundo. Ou então querem encontrar o gato ideal para assustar ladrões.

Há um concurso sobre o cão mais feio do mundo...

Claro que só podia ser nos EUA!

Desabafo

Às vezes farto-me de veterinários. Ou do que se tornaram. De qualquer nacionalidade, não importa. Farto-me dos veterinários ingleses por se queixarem dos clientes preocupados. Primeiro dizem aos clientes para telefonarem qualquer que seja a dúvida. Depois ficam indignados quando lhes telefonam a perguntar o que fazer ao seu animal que está cheio de dores depois da cirurgia. Ou então reclamam quando um cliente chega 5 minutos atrasado, como se perdesse o direito à consulta. E dos portugueses, estou farta desses também. Não julguem que se escapam. Que se queixam que têm a pior profissão do mundo, por causa dos horários e da responsabilidade. E depois justificam com a elevada taxa de suicídio que há entre os colegas. Como se não tivessem alternativas profissionais e como se fosse complicado pegar nas malas e tentar a sorte noutros países. Consigo imaginar umas tantas quantas profissões que são bem piores do que ver animaizinhos felpudinhos o dia inteiro. Aturar pessoas é difícil? Pois é. Mas não deve ser a única profissão em que se atura pessoas. Suicídio? Talvez o facto de terem sempre à mão um medicamento que tão rapidamente faz o corpo parar em apenas uns segundos não fosse razão suficiente para a elevada taxa de suícidio. Queixar um bocadinho é saudável. Mas o tempo todo? Parem de se queixar! Ou então mudem de vida e vão amanhar lulas para uma fábrica de enlatados.

quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Os texugos passam mal por estas bandas



Não é fácil ser-se texugo no Reino Unido mesmo pertencendo às espécies protegidas. Ninguém gosta dos texugos. Acabei de ver uma notícia sobre um dos desportos aqui dos "Valleys", em que um rapaz é apanhado pela polícia com vídeos no telemóvel em que participa no chamado "badger digging". O objectivo desta prática é localizar um texugo com um cão do género Terrier e depois tentar desenterrá-lo para o matar. Fazem-se apostas no cão que encontrar um texugo mais rapidamente. O outro motivo pelos quais os texugos são desafortunados é a tuberculose bovina. Os texugos são muito territoriais e tendem a não migrar muito, mas se estiverem infectados com tuberculose podem ser considerados um problema para as explorações bovinas. Parece que algumas quintas vão passar a ter "licença para matar" texugos. :S

Luís de Matos em grande na BBC



Sem grande entusiasmo comecei a ver um programa na BBC em que três mágicos competem pelo melhor truque ("The Magicians"). E quem é o principal protagonista? O nosso Luís de Matos (nosso não, que neste momento deve ser mais inglês que outra coisa).
"Luís é o homem que fez desaparecer um elefante em menos de cinco segundos. O que quer que o Luís faça, é sempre com estilo."

terça-feira, 4 de janeiro de 2011

o Funeral

O mês de Dezembro não foi bom para a moral da clínica, para além da onda anormal de eutanásias de animais tivemos também a mais ou menos esperada notícia da morte da Trish, a "manager" da clínica que tinha apenas 50 anos mas teve o azar de ter um tumor renal não diagnosticado a tempo.
Aqui pelos vistos os funerais só ocorrem uma semana depois da pessoa falecer. O funeral foi bem mais simpático do que aqueles que tive o azar de ir em Portugal. Nada de longos discursos pelo padre, antes um discurso com o resumo das coisas positivas que sucederam na vida da Trish seguido de meia dúzia de palavras pela parte dos familiares. A família da Trish pediu para que as pessoas levassem cores alegres ao funeral e nada de flores - antes que se pudesse doar dinheiro para a investigação na área do cancro.

Vizinhos


EU GOSTAVA MESMO DE SABER QUEM É O VIZINHO OU VIZINHOS QUE ESPERAM QUE EU VÁ DORMIR PARA COLOCAREM 20 SACOS DE LIXO NOJENTOS EM FRENTE À MINHA PORTA, PARA NÃO TEREM DE COMPRAR UM CONTENTOR.
Felizmente não há muitas gaivotas nesta rua, daquelas que rompem os sacos e espalham a porcaria toda.

Quais as diferenças entre o ano novo cá e lá?


Cá:
- o fogo de artifício só dura 2 minutitos
- Está muito frio
- não dá nada de jeito na TV
- está muito frio
- tivemos direito a um dia extra de folga (o feriado de dia 1 passou para 2a feira)
- Está muito frio
- O IVA aumenta para 20% (quando vim trabalhar para o Reino Unido estava a 15%)
- Ou seja, nada de especial.
Bom ano!!