domingo, 19 de fevereiro de 2012

Os desejos de Maria

Quando acordo de manhã nunca sei como vai ser o dia. Posso estar o dia inteiro sem clientes e sem fazer nada ou então aparecem-me todos ao mesmo tempo com os casos mais bicudos não me dando tempo para me coçar (o que é importante visto a alta densidade de pulgas que vejo todos os dias). É uma profissão muito imprevisível. Existem muitas tardes em que não há nada para fazer e em que o tempo passa muito devagar, tic-tac-tic-tac, deixando uma pessoa cansada de não fazer nada. Para matar o tempo conversa-se com a recepcionista, espreitam-se os casos clínicos dos outros veterinários, utiliza-se a internet para admirar os entediantes vídeos de gatinhos, entre outras coisas. Se eu fosse chefe provavelmente obrigaria a recepcionista a limpar em vez de estar sentadinha sem fazer nada, mas cada vez mais consigo distanciar-me desse papel de estar preocupada com o que "é melhor para a clínica" e entrar no espírito britânico do "deixar andar / it´s not my problem".
Numa dessas tardes entediantes antes do ano novo decidi obrigar a minha recepcionista Maria half-inglesa-half-francesa-half italiana a escrever os 12 desejos para 2012. A Maria trabalha part-time porque tem de tomar conta da mãe que tem Alzheimer que está acamada/incontinente. Entre os habituais "ganhar a lotaria", "comprar uma casa melhor" e o preocupante "dormir durante uma semana", encontrava-se a frase "almoço com o John Travolta". Estranhamente nenhum dos desejos era relacionado com a mãe. Depois de deliberar sobre os desejos da Maria resolvi conjuntamente com a minha outra colega escrever ao John Travolta e pedir-lhe que enviasse uma foto autografada para a Maria. Apenas duas semanas depois, um envelope com o selo da California chegou à clínica, com várias fotos de um novinho John Travolta a preto e branco e tamanho A4 devidamente assinadas com uma caneta prateada. A foto para a Maria era a melhor de todas, com Travolta de uniforme e ar pomposo onde se lia uma dedicatória relativamente ilegível mas que incluía a frase "Dreams can come true". Eu não sou propriamente fã do actor mas também tive direito a uma fotografia autografada. A Maria nem queria acreditar e a princípio julgou que era tudo obra do photoshop, mas quando se deu conta que era mesmo verdade até lhe vieram as lágrimas aos olhos. Só para dizer que às vezes são estes pequenos episódios que deixam uma pessoa muito bem disposta.