domingo, 5 de fevereiro de 2012

"The Real Hustle" no Reino Unido

Estão na moda as séries sobre vigaristas. "Hustle" é uma série de ficção que passa na BBC sobre um grupo de "con men" (vulgo aldrabões mas neste caso tentam só enganar os ricos). "The Real Hustle" é outra série que explica as fraudes na vida real. Sendo assim resolvi deixar aqui as fraudes mais comuns no Reino  Unido, que não serão muito diferentes das portuguesas.  Para tudo existem caridades, e como neste caso todos os anos três milhões de pessoas perdem em média £850 nestes golpes, a caridade "Think Jessica" dedica-se ao apoio a estas vítimas. Curiosamente, existe uma lista partilhada pelos vigaristas com os contactos das pessoas que caem nos golpes mais do que uma vez. Essa lista chama-se THE SUCKER LIST.

Fraude número 1: CHAMADAS DE VALOR ACRESCENTADO

A vítima recebe por telefone/correio uma mensagem a informar de que ganhou um prémio valioso. Para o reclamar terá de efectuar uma chamada de valor acrescentado, e do lado de lá irão empatar, empatar, empatar durante minutos e mais minutos até que a vítima desista de esperar - perde o dinheiro da chamada. Os que não desistem e que conseguem reclamar o prémio, cedo chegam à conclusão que o valor do prémio é bem inferior ao valor da chamada telefónica.

Fraude número 2: ESQUEMA DA PIRÂMIDE

Este esquemas convidam a pessoa a juntar-se a um "clube de fazer dinheiro". Basicamente paga-se uma taxa para se entrar no clube e o objectivo é recrutar um X membro de pessoas, e cada pessoa dessas recrutará outro X, dando a entender que o que todas estas pessoas pagam para entrar irá parar ao bolso da vítima. Claro que vai correr tudo mal, ninguém vai conseguir recrutar ninguém, e somente as pessoas no topo da pirâmide é que ganham alguma coisa com isto tudo.

Fraude número 3: A CARTA DO NIGERIANO

Já vi várias cartas destas, de vez em quando mandam para a clínica. Pode ser uma carta ou um email, geralmente de um país em que houve algum desastre natural ou outro problema qualquer. O "golpista" assume-se como uma pessoa muito importante que necessita urgentemente de transferir o dinheiro para o Reino Unido e claro que precisa de ajuda - alguém no Reino Unido terá de pagar uma taxa qualquer para desbloquear o processo - com a promessa de uma boa recompensa monetária.

Fraude número 4: AS FÉRIAS MACACAS

A vítima recebe uma raspadinha ou outra coisa qualquer em que ganha umas férias de uma agência qualquer manhosa. A vítima é convidada para a apresentação das férias num hotel qualquer cheio de posters e panfletos e é pressionada a assinar os papéis para usufruir das férias. Claro que estas ditas férias têm muitos custos extras - a vítima perde em média £3000.

Fraude número 5: AFINAL ERA UM SORTEIO

A vítima recebe a carta a dizer que ganhou um prémio muito bom, e que para o receber só precisa de mandar uma quantidade pequena de dinheiro para os portes de envio e se calhar também comprar outros pequenos items da empresa. Lá na carta há de haver umas letras muito pequeninas impossíveis de ler que explicam que afinal é um sorteio e o prémio não é garantido.

Fraude número 6: TRABALHAR A PARTIR DE CASA E GANHAR MUITO DINHEIRO

Vê-se muito nos anúncios dos jornais ranhosos. "Trabalhe a partir de casa e fique milionário". Os golpistas ganham dinheiro porque a pessoa tem de pagar uma taxa para se inscrever, e claro que o que vai ganhar pelo trabalho que pedem vai estar muito longe do que aquilo que aparece no anúncio não valendo a pena o esforço.

Fraude número 7: A CURA PARA AS DOENÇAS E AS DÍVIDAS

Também há muita gente a ganhar dinheiro com "medicamentos" falsos milagrosos e de esquemas para não pagar impostos. É comum receber emails falsos das finanças. Basicamente, os golpistas procuram saber o que desespera as pessoas e depois aproveitam-se.

Fraude número 8: O MEDO DAS MALDIÇÕES

Parece que há muitas pessoas a cair nestes esquemas. Cartas ou emails que avisam que a pessoa vai sofrer de um mal qualquer se não cooperar. As vítimas que acreditam em bruxas e em maldições não querem arriscar uma maré de azar e acabam por enviar dinheiro aos vigaristas.


Fraude número 9: VOCÊ GANHOU A LOTARIA

Voltamos outra vez ao mesmo, quem não joga na lotaria não ganha, e tudo o que vier em contrário é de desconfiar. A vítima fica cega com a possibilidade de ganhar tanto dinheiro e lá manda £20 libras para pagar as despesas administrativas da entrega do prémio.

Fraude número 10: INSTALAR PROGRAMAS ERRADOS

O técnico de informática que telefona muito preocupado a querer resolver a situação do computador da vítima e a conseguir que seja instalado um programa que dê acesso a dados importantes. Alguns PopUps também têm o mesmo efeito, para quem não têm cuidado onde clica.

(referência: revista online Moneywise)

Sem comentários: