sábado, 5 de janeiro de 2013

Semáforos na comida




No Reino Unido a guerra contra a obesidade avança muito lentamente, estamos numa sociedade que se recusa a evoluir na área da nutrição e cujo o lema é "cozinhar diariamente é para totós". 

Há duas semanas saiu a notícia que os programas de Jamie Olivier na TV não deviam ser passados durante o dia, à semelhança do que acontece com os programas violentos. Isto porque aparentemente algumas receitas do famoso cozinheiro são demasiado calóricas. Uma violência para os olhos. Porque aprender a cozinhar é mais ou menos a mesma coisa do que aprender a dar porrada. 

A mais recente batalha consiste na rotulagem dos produtos alimentares. O governo quer tentar implementar um sistema fácil de ler para o consumidor que tenha dificuldade em interpretar as letras e os números pequeninos dos rótulos. Falam-se de rotulagens "semáforo", estampadas em frente da embalagem e com um tamanho razoável para que o consumidor fique com uma ideia da quantidade de calorias, sal, açúcar e gordura que tem o produto. O sistema utiliza a gradação de cores dos semáforos, com o vermelho a representar o excesso e o verde a segurança. Os supermercados tentam fugir a isto como o diabo foge da cruz, colocando estas "etiquetas" apenas nos produtos mais saudáveis e que se vendem menos. Os objectivos vão sendo sempre adiados, neste momento quer-se o sistema implementado para o Verão de 2013. A ver vamos.

Sem comentários: