segunda-feira, 11 de março de 2013

Porton Down e as Experiências Secretas no Reino Unido





Porton Down é a mais antiga instalação militar do mundo que efectua experiências com armas biológicas e gases letais que possam ser utilizados em tempos de guerra. Situada nos idílicos campos perto de Salisbury, o secretismo e a segurança à entrada das instalações não ajudam à propagação de rumores sobre as experiências realizadas.

Nesta última década as vítimas que se voluntariaram em Porton Down (militares de baixo ranking) têm aparecido ao público descrevendo como foram ludibriados a participarem em experiências pouco simpáticas por meia dúzia de tostões, tendo ficado com problemas de saúde para o resto da vida. O governo defende-se dizendo que os registos anteriores a 1980 não foram guardados de modo que não podem confirmar ou negar as alegações, abrindo recentemente uma linha S.O.S. para os "traumatizados". 

Pelo que se tem dito Porton Down fez experiências sobre os efeitos do LSD, gases neurotóxicos, bactérias e vírus em mais de 25000 "voluntários" ingleses. Algumas destas pessoas não sobreviveram, tal como o famoso caso do soldado Maddison de 20 anos que teve uma morte horrível devido ao gás Sarin. Na altura diziam aos voluntários que as experiências serviam para descobrir a cura para a constipação.

De 1945 a 1989 efectuaram-se experiências com gases neurotóxicos em 3400 pessoas em Porton Down. Esta investigação começou após o desfecho da Segunda Guerra Mundial quando foram encontradas grandes quantidades desses gases na Alemanha. O Reino Unido sentia-se pouco preparado e informado acerca destes agentes altamente letais e não querendo ser apanhado de calças na mão na altura da Guerra Fria autorizou estas experiências que produziram toneladas de informação sobre o assunto. Os testes iniciais tentavam descobrir a concentração mínima eficaz do gás Sarin, sendo que colocavam os voluntários em câmaras de gás e observavam os efeitos a exposições gradualmente crescentes. A investigação também tentava determinar os efeitos psicológicos e perda de aptidão em situação de combate aquando da exposição. O gás Sarin causa asfixia, vómitos, perda de controlo muscular, convulsões e morte. 

Hoje em dia as instalações de Porton Down funcionam mas a organização defende-se dizendo que no local apenas se investigam estratégias de defesa. As organizações de direitos dos animais chocaram-se quando descobriram que quando Porton Down terminou as experiências em pessoas começou as mesmas  com animais. Porcos a morrer com explosivos na barriga, macacos mortos pelo antrax, etc etc etc. Hoje em dia supostamente só têm uma dezena de animais para experiências.

Existem outras histórias associadas a Porton Down. Por exemplo, a ilha escocesa de Gruinard esteve contaminada com antrax durante 50 anos e mesmo depois do projecto de descontaminação de 1986 em que "empaparam" a ilha com formaldeído, é de conhecimento geral que Gruinard não é sítio de visita, pois os esporos de antrax são mesmo muito difíceis de eliminar.



Também há quem diga que Porton Down libertou por via aérea cádmio fluorescente pela população inglesa para estudar a "geografia" de um ataque aéreo, não se importando com o facto de o cádmio não ser propriamente um agente inerte à saúde humana e ao meio ambiente.

Fora aquilo que a gente não sabe!

Estes ingleses!




Sem comentários: