segunda-feira, 27 de maio de 2013

Irlanda do Norte - dia 2 - Visitar a Costa

No segundo dia da visita à Irlanda do Norte resolvemos pegar no carro e visitar a costa. Tivemos muita sorte com o tempo, foi o único dia em que esteve sol (e visitar a costa com chuva não dá). A viagem de carro pela costa da Irlanda do Norte é supostamente uma das mais bonitas do mundo, mas sinceramente fiquei desiludida - não achei nada de especial! Claro não tive tempo de ver tudo, apenas deu para visitar a parte de DerryLondonderry até Carrick-a-Rede, mas pela qualidade da amosta não fiquei com vontade de ver o resto (mais do mesmo?). Também não ajuda o facto de se ter de pagar bastante para visitar os pontos importantes - isto de pagar 7 libras para visitar e tirar fotografias a um castelo que apareça de 20 em 20 minutos fica incomportável. Outra coisa que desiludiu foi o facto da estrada raramente acompanhar a costa - ao conduzir sabemos que estamos perto e de vez em quando vê-se o mar - mas não é a estrada de sonho  que eu estava à espera. Não houve um Uau. Portugal é muito mais bonito, assim como o País de Gales e a Escócia.


Na estrada da costa entre DerryLondonderry e Belfast, os três pontos mais importantes de visita são o Dunluce Castle, o Giant´s Causeway e Carrick-a-Rede. Não chegámos a ir a Carrick-a-Rede, apenas vimos o local de longe, trata-se de uma ponte suspensa artesanal à Indiana Jones).


Dunluce Castle - são ruínas de um castelo medieval - é engraçado mas paga-se para entrar. Estava à espera que fosse muito maior.



Giant´s Causeway é Património Mundial da Unesco e é o local mais visitado da Irlanda do Norte. Consiste numa praia com formações geológicas atípicas - as famosas colunas hexagonais de basalto - que se formaram devido ao arrefecimento rápido de lava vulcânica há 50 milhões de anos atrás.  Recentemente transformaram o local de forma a que entrada seja um museu - infelizmente paga-se um dinheirão para se ver um fenómeno natural. Apesar do museu ser arquitectonicamente interessante e estar bem enquadrado na paisagem, o conceito de transformar a área natural num local comercial reduz a beleza do fenómeno.  

Como há um sítio na Escócia com pedras semelhantes (Fingal´s Cave), existe uma lenda que diz que foi o Gigante Finn que construiu as pedras para fazer uma passagem para a Escócia, com o objectivo de combater um gigante escocês. Cada estrutura geológica do Giant´s Causeway tem uma história, podemos ver o órgão (foto), a bota, o camelo, etc. Faz lembrar as rochas da Ponta da Piedade em Lagos que também se parecem sempre com alguma coisa.  Tivemos direito a um audioguide que a cada esquina contava-nos estas lendas sobre o Gigante, mas com um discurso bocadinho infantil e irritante, condizendo com o marketing que se faz ao local.

Achei o local interessante mas estava à espera de muito melhor (como já disse aqui, em Portugal há sítios muito mais giros, assim como no País de Gales).



Sem comentários: