segunda-feira, 27 de maio de 2013

Visitando a Irlanda do Norte - Dia 1 - Derry/Londonderry 1!

Estando no País de Gales a Irlanda fica perto, sendo barato para passar lá uns dias. Existem voos várias vezes ao dia de Cardiff ou Bristol para Belfast a preços convidativos (digamos que fica mais caro ir do Porto a Lisboa). Sempre tive curiosidade em conhecer a zona apesar de toda a gente da clínica me dizer para não ir - o medo da violência ainda está muito presente. Este ano foi dado a Derry/Londonderry o título de Capital Europeia da Cultura. A cidade de cultural não tem nada e em Abril como ainda está muito frio não havia nada de interessante a acontecer. Talvez tenham dado o título à cidade como um empurrão para que os "londonderrianos" abram os olhos e deixem o conflito para trás. A pacificação entre os católicos/protestantes é um processo muito recente, o que faz com que ainda seja muito fácil que todo o trabalho feito até à data possa ser destruído, principalmente no clima económico recente. 

Infelizmente apanhámos mau tempo durante a visita a DerryLondonderry. Queríamos comprar um gorro de jeito porque estava um frio gélido mas no final de Abril as lojas estupidamente não têm artigos de Inverno,  estando mais focadas a tentar que as pessoas comprem biquinis. As lojas são as mesmas que existem em Inglaterra, nada de novo aqui. Sem gorro disponível lá continuámos a visita a tiritar os dentes, com o objectivo de dar a volta às muralhas de DerryLondonderry. Claro que reconhecíamos os outros turistas quando víamos grupos de pessoas com casacos quentinhos, gorros, cachecóis, luvas e pescoços encolhidos (principalmente espanhóis e franceses, os ingleses não visitam a Irlanda do Norte com medo que lhes cuspam para cima). 



DerryLondonderry é rodeada por uma muralha circular. A área dentro das muralhas é muito pequena, com  pubs e alguns centros culturais para jovens. A cidade tem crescido para além das muralhas, mas continua com um ar de "vila pequenina" contrastando bastante com o ambiente citadino de Belfast. 


A catedral de St. Columbus é uma referência em Derry/Londonderry.




Já fora das muralhas, Derry/Londonderry é atravessada por um rio e tem uma ponte pedonal bastante moderna e gira de atravessar (quando não está vento), onde num dos dias tentaram juntar o maior número de pessoas vestidas de noiva para o Guiness Record

Passear ao longo do rio é agradável. Encontram-se muitas pessoas a fazer jogging, o que é sempre um grande choque para nós portugueses que não estamos habituados a tantos desportistas.



No final do dia tivemos de ir ao supermercado comprar coisas para o pequeno-almoço e pagámos com libras inglesas (as notas da Irlanda do Norte e da Escócia têm um padrão diferente). Talvez seja por isso que a senhora da caixa foi tão desagradável e antipática, se calhar julgou que eramos de Inglaterra! Um grande contraste para quem vem do País de Gales.

Sem comentários: