domingo, 14 de julho de 2013

Cefn Sidan - uma praia muito grande e surreal!


Este fim de semana foi um fim de semana de praia! Parece que este ano temos direito a um verão a sério!

Ontem fomos a Cefn Sidan ("veludo negro"), uma das praias maiores que já vi, com vista para a longínqua Gower (pode-se ver a famosa "cabeça do verme"). Aparentemente as areias desta zona são traiçoeiras e antigamente muitas embarcações com destino a França vinham aqui encalhar, como por exemplo "La Jeune Emma" que em 1828 ficou em apuros levando à morte de uma das sobrinhas de Napoleão. Ainda hoje é possível encontrar destroços de navios antigos enterrados na areia.




O mar parece muito calminho mas toda a gente tem um pouco de respeito por estas águas, especialmente porque a diferença de marés é muito grande, podendo chegar a 8 metros (na vertical). No mês passado umas vacas de uma quinta perderam-se e vieram dar a esta praia. Como estava nevoeiro foram apanhadas pela maré e acabaram por morrer afogadas.



Esta praia tem acesso a partir de um parque de campismo e actividades - Pembrey Country Park. Para se estacionar ao pé da praia temos de pagar 5 libras, mas também é possível estacionar mais longe e ir a pé. Muitas pessoas optam por não ir à praia e ficam a fazer churrascos na relva, levando grandes tendas e quase toda a casa atrás. 

No Pembrey Country Park também se podem visitar bunkers da altura da guerra que serviam para guardar explosivos. É possível entrar dentro dos bunkers, se bem que pode ser uma experiência um bocadinho intimidante. 



A praia é boa para andar a pé e não tem problemas de espaço, já que se estende por 8 milhas. Na maré vazia é muito larga, quase que se demora 10 minutos para se chegar ao mar. Este fim de semana não havia ondas e eu apanhei a praia na maré vazia com água muito quentinha! Quando se está na água tem de se andar mesmo muito para se ficar com água pela cintura, fazendo com que a maioria das pessoas não se atrevam a ir muito mais longe. A grande desvantagem desta praia é que se ouve de ruído de fundo o barulho de carros de um circuito de corridas.

Encontram-se muitos esqueletos de ouriços como os da fotografia abaixo.


Claro que falta o cheirinho das praias de Portugal (estas praias não cheiram a praia), assim como o sol (o sol do Reino Unido é bastante incomodativo e a luz é muito baça) e a transparência da água do mar!


Sem comentários: