sábado, 2 de novembro de 2013

Que bebida escolher quando se vai a um Pub?



Já ando para escrever este post há algum tempo. A verdade é que quando vou a um Pub nunca sei que bebida pedir e acabo por escolher sempre a mesma coisa. Esta semana resolvi investigar o assunto! Deixo aqui a lista das escolhas mais comuns de bebidas num Pub do Reino Unido:

Vinho

São as mulheres que mais consomem vinho nos Pubs (e homens bebem quase sempre cerveja). Normalmente os vinhos preferidos são do tipo branco ou rosé. Pede-se então um copo de vinho, em copo pequeno ou grande. O empregado de seguida diz uma ou duas marcas e o cliente escolhe (Merlot? Shiraz?). Em muitos Pubs só há uma escolha - o vinho da casa.

Também é muito comum pedir-se um Spritzer - mistura de vinho branco com limonada.

Cervejas

Aqui o assunto complica-se um bocadinho. Há muitas marcas de cerveja comercial, mas também há muitas  cervejas de produção local. Há cerveja de pressão e de garrafa. Geralmente pede-se half pint (1/4 litro) ou one pint (1/2 litro) de cerveja. Fica mal para um homem pedir apenas half pint. No Reino Unido, principalmente entre os homens, existe a tradição das rodadas e consequentemente muita pressão para que se bebam muitas pints de cerveja em poucas horas!

O conhecimento sobre produção de cerveja está para os ingleses como a produção de vinho está para os portugueses. Muitos ingleses têm o sonho de produzir cerveja quando se reformarem e não é difícil encontrar pessoas a conversar sobre os 1001 diferentes tipos de cerveja que existem. A cerveja tem uma papel sociocultural importante, principalmente porque no tempo da guerra era uma das bebidas fáceis de produzir que "matava a fome e a sede", numa altura em que a água potável não estava facilmente disponível.

Existem vários tipos de cerveja:

- "Lager" - é o mais parecido com a nossa cerveja. Geralmente são marcas importadas. As mais comuns são: Fosters, Stella Artois, Carlsberg, Becks, Budweiser, Kronenbourg, San Miguel.. Quem queira  cervejas mais fresquinhas pode optar por uma Corona de garrafa (é bastante popular) ou a Peroni (geralmente de garrafa - é uma cerveja italiana). Também existe a cerveja Cobra (de garrafa) que é uma cerveja indiana muito agradável.

- "Ale" - é a cerveja tradicional inglesa. É escura, com pouca espuma e servida à temperature ambiente. Eu acho o sabor horrível, provavelmente porque não estou habituada. Para este tipo de cerveja costuma haver  produção local. A Ale tem geralmente 5% de álcool. Há uma cerveja Ale de Cardiff que se chama "Brains", o que significa "Miolos"! Um litro de miolos por favor!

- "Bitter" - é um tipo de "ale" com côr um bocadinho mais clara. Também horrível para quem não está habituado.

- "Stout" - cerveja preta, a mais comum é a irlandesa Guiness.

Cidra

Cá a cidra é muito popular e bastante saborosa. Há muitas marcas de produção local e até já há algumas cidras de pêra em vez de maçã. As marcas comerciais mais conhecidas são a Magners e a Strongbow. Podem ser servidas em garrafa ou à pressão, também nas quantidades "one pint" e "half pint".

Alcopops

São bebidas alcoólicas de garrafa para quem não está habituado a cerveja ou vinho. São geralmente bastante adocicadas e fáceis de beber, daí serem da preferências dos jovens  (atenção que é ilegal servir bebidas alcoólicas a menores de 18 anos). Smirnoff Ice e Bacardi Breezer são exemplos de Alcopops.

Combinações

São estas as combinações de bebidas mais comuns:

Shandy - cerveja com limonada
Gin and Tonic
Whiskey and Coke
Vodka and Orange
Vodka and Tonic
Bloody Mary (vodka e sumo de tomate - bah)
Black Velvet - cerveja guiness com cidra
Snake Bite - cerveja lager com cidra
Black Russian - Vodka, Coca Cola e licor Tia Maria
White Russian - Vodka, Limonada e licor Tia Maria

Também muito popular entre as mulheres é a bebida Pimms, um gin frutado que geralmente é misturado com limonada e gelo, mas também pode levar fruta cortada aos bocadinhos, à semelhança da Sangria.

As bebidas não alcoólicas são chamadas de "soft drinks".

Podem ser "still" (sem gás) ou "fizzy"/"sparkling" (com gás).
As bebidas mais populares são a água, os sumos de fruta e a coca cola / pepsi.
Ginger Beer é uma cerveja de gengibre muito popular (sem álcool).
Também estão disponíveis bebidas energéticas como o Redbull.

Os Cafés e Chás!

Os Pubs que servem comida também servem café e chá.
Quando se pede um chá servem-nos por definição o tradicional chá preto com leite.
Os outros chás são chamados de "herbal teas" (camomile, green tea, mint tea) - os homens não bebem "herbal teas" mas bebem muito chá preto com leite. 

Quase ninguém bebe café, só recentemente com as marcas "Starbucks" e "Costa" é que começaram a aparecer pessoas com esse hábito. Os Pubs que servem pequenos-almoços ou almoços geralmente têm café. Claro que o café do Pub é muito mal tirado, por isso nem vale a pena experimentar! Alguns Pubs têm a marca "Lavazza" ou "Segafredo", ou seja até têm uma boa máquina e marca mas geralmente a pessoa ao balcão não sabe tirar café. 

São estas as opções mais comuns:

- expresso single (equivalente ao nosso café), geralmente cheio de água.
- expresso double - tem mais quantidade que o single (mais água).
- americano - caneca de café cheio de água.
- cappuccino
- latte (galão)

Alguns Pubs também têm chocolate quente ("Hot Chocolate"), o equivalente a leite com chocolate "nesquik". Alguns Pubs perguntam se queremos "marshmallows" e "chantilly" no chocolate quente.



É tudo!

2 comentários:

Je disse...

Estou satisfeita, agora percebi caro Watson. É que até à half pint chegava, o pior é depois, um chorrilho de hipóteses.., que responder! Silencio- me, mas tudo se vem a resolver porque há sempre uma salvadora, que sorte tenho eu!

Anocas disse...

Peco sempre cidra local ou Bulmers.