domingo, 3 de fevereiro de 2013

Titanic Museum Belfast






O novo museu do Titanic de Belfast tem um edifício super giro!!

O Homem Que Encontrou Vomitado de Baleia e Ficou Rico



Ken Wilman estava a passear com a sua cadela Madge pela praia de Morecambe no Reino Unido quando encontrou uma pedra esquisita. Ken não ligou muito mas a verdade é que a cadela não largava a pedra talvez porque esta tivesse um cheiro horrível. Como Ken nunca tinha visto nenhuma pedra assim achou melhor levá-la para casa (há pessoas que não se importam com coisas de aspecto nojento e malcheiroso). Quando começou a pesquisar sobre o que seria aquele amontoado amorfo de pedra mole, Ken chegou à conclusão que tinha encontrado um bocado de ambergris e que lhe tinha saído a sorte grande. Ambergris é um material produzido pelo sistema digestivo das baleias (com um bocado de esperma à mistura) para as proteger de objectos aguçados como dentes de lulas e que acaba por ser vomitado mais cedo ou mais tarde (que bom, vomitado de baleia). Mas o mais incrível é que a ambergris é uma matéria prima muito valorizada para a indústria de perfumes. Ken começou a receber ofertas generosas pela sua descoberta, já tem uma de 50 000 euros mas Ken pensa que pode conseguir vender por 200 000 euros! Já sei qual o meu próximo projecto! Treinar cães para encontrar ambergris!

Os Cães que Mordem Crianças


Esta semana em Portugal anda tudo maluco por causa do abate de um cão que matou uma criança. Aqui no Reino Unido também existem acidentes desse tipo, de vez em quando uma criança é mordida por um cão. O resultado é sempre o mesmo - o abate do cão - não há discussão possível. Não interessa se o cão é  culpado ou não. 

As crianças são mordidas por ignorância (dos próprios e da família), por isso o Kennel Club criou uma campanha com material educativo (posters, um jogo interactivo para crianças e material de apoio ao professor) para instruir as crianças no que fazer quando há uma situação conflituosa com um cão. Está em inglês mas é muito fácil de entender. O jogo explica o que fazer quando um cão vadio vem atrás de nós na rua ou porque é que não é boa ideia saltar para o quintal vizinho para ir buscar uma bola quando existe um cão de guarda. 

O material está disponível no seguinte website:


sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

A Ida ao Cinema - Os Miseráveis


Esta semana a clínica resolveu organizar uma ida ao cinema para ver o famoso filme "Os Miseráveis". O povo inglês adora musicais e são capazes de ir ver o mesmo musical não sei quantas mil vezes. Quando alguém da minha família vem visitar-me há sempre alguém que pergunta "vão a Londres ver um musical?". Pelam-se por um musicalzinho. É uma festa. Por isso, quando "Os Miseráveis" estreou nas salas de cinema inglesas toda a gente ficou muitíssimo entusiasmada. 

Uma das recepcionistas da minha clínica resolveu organizar uma ida ao cinema e marcou os bilhetes com antecedência para a 3a feira passada. Quando chegámos ao cinema uns poucos de nós foram buscar um copo de vinho - pois é, agora no cinema pode-se levar uma bebida alcoólica para dentro da sala, claro que a preço inflacionado. Lá peço um copo de vinho e qual a minha surpresa que o funcionário despeja uma garrafa de vinho das pequenas inteirinha para dentro de um copo de plástico. Parece que estou na Queima das Fitas! Isto vai ajudar a passar o filme que dizem ser um bocadinho longo. E se for chato assim posso dormir. Lá entrámos na sala que estava com lotação mais do que esgotada. Haviam muitos grupos de senhoras com alguma idade. O pessoal da minha clínica ocupou uma fila inteira (escusado dizer que metade destas pessoas provavelmente não foram ao cinema nos últimos 5 anos, estando muito entusiasmadas). Começa o famoso filme, os actores a cantar e a Hathaway põe toda a gente a chorar. Aprendemos que o Russell Crowe canta mal e não tem vertigens, ficamos com pena do Hugh Jackman que ficou sem beber água durante três dias para poder ficar com mau aspecto numa das cenas (não devem ter maquilhagem lá nos States). A minha recepcionista secreta-me que o rapazinho sardento da segunda parte do filme andou na escola (Eton) com o Príncipe William (ou será o outro príncipe, não me lembro). A cena final é muito emocionante. Olho para o lado para ver se está alguém a chorar para ter tópico de conversa para o dia seguinte, mas fico desiludida porque nada vejo nesse sentido. Se calhar o vinho não foi suficiente. Até que uma senhora que está sentada à minha frente começa a convulsivamente a chorar a alto som! Puro entretenimento! É realmente um filme na categoria do "Titanic". No final as luzes retornam à sala e acontece uma cena à avião - toda a gente bate palmas!