quinta-feira, 18 de julho de 2013

Esqueleto de dragão dá à costa em Dorset


Esta semana um esqueleto de cabeça de dragão deu à costa numa praia em Dorset, no sul de Inglaterra.
A "escultura" faz parte de uma campanha publicitária da série "Game of Thrones"/"Guerra dos Tronos", sobre reis, rainhas, guerras, questões de honra e animais mitológicos.

domingo, 14 de julho de 2013

Cefn Sidan - uma praia muito grande e surreal!


Este fim de semana foi um fim de semana de praia! Parece que este ano temos direito a um verão a sério!

Ontem fomos a Cefn Sidan ("veludo negro"), uma das praias maiores que já vi, com vista para a longínqua Gower (pode-se ver a famosa "cabeça do verme"). Aparentemente as areias desta zona são traiçoeiras e antigamente muitas embarcações com destino a França vinham aqui encalhar, como por exemplo "La Jeune Emma" que em 1828 ficou em apuros levando à morte de uma das sobrinhas de Napoleão. Ainda hoje é possível encontrar destroços de navios antigos enterrados na areia.




O mar parece muito calminho mas toda a gente tem um pouco de respeito por estas águas, especialmente porque a diferença de marés é muito grande, podendo chegar a 8 metros (na vertical). No mês passado umas vacas de uma quinta perderam-se e vieram dar a esta praia. Como estava nevoeiro foram apanhadas pela maré e acabaram por morrer afogadas.



Esta praia tem acesso a partir de um parque de campismo e actividades - Pembrey Country Park. Para se estacionar ao pé da praia temos de pagar 5 libras, mas também é possível estacionar mais longe e ir a pé. Muitas pessoas optam por não ir à praia e ficam a fazer churrascos na relva, levando grandes tendas e quase toda a casa atrás. 

No Pembrey Country Park também se podem visitar bunkers da altura da guerra que serviam para guardar explosivos. É possível entrar dentro dos bunkers, se bem que pode ser uma experiência um bocadinho intimidante. 



A praia é boa para andar a pé e não tem problemas de espaço, já que se estende por 8 milhas. Na maré vazia é muito larga, quase que se demora 10 minutos para se chegar ao mar. Este fim de semana não havia ondas e eu apanhei a praia na maré vazia com água muito quentinha! Quando se está na água tem de se andar mesmo muito para se ficar com água pela cintura, fazendo com que a maioria das pessoas não se atrevam a ir muito mais longe. A grande desvantagem desta praia é que se ouve de ruído de fundo o barulho de carros de um circuito de corridas.

Encontram-se muitos esqueletos de ouriços como os da fotografia abaixo.


Claro que falta o cheirinho das praias de Portugal (estas praias não cheiram a praia), assim como o sol (o sol do Reino Unido é bastante incomodativo e a luz é muito baça) e a transparência da água do mar!


sábado, 13 de julho de 2013

Onda de Calor!

Nunca visto! Vamos entrar agora na terceira semana sem chuva, um sol abrasador e temperaturas máximas de 27 graus! Mas estes 27 graus parecem ser muito mais do que isso! Devido à diferença da humidade, esta temperatura será talvez o equivalente aos 35 graus de Portugal. Os ingleses não sabem o que dizer, por um lado "não nos podemos queixar" e por outro "isto é demais já não me aguento". As lojas andam a vender ventoínhas como pãezinhos quentes!

quarta-feira, 3 de julho de 2013

Insólitos Clínica - um dono solidário


Hoje de manhã admiti um gato que vinha para uma anestesia para tratar dos dentes. Perguntei ao dono "o gatinho está em jejum?" ao que ele respondeu "sim, estamos os dois em jejum - eu não ia estar a comer quando ele coitadinho não podia!"