sexta-feira, 4 de outubro de 2013

Insólitos - Acessórios para Gatos


Cá está a invenção do ano, à venda na Amazon por 15 libras. Este babete não serve para o gato não sujar o seu pêlo quando mata ratinhos e passarinhos. Este babete serve para evitar que o gato consiga caçar! Aparentemente funciona porque o gato fica tão envergonhado de aparecer diante dos amigos que nem consegue sair de casa.

O Reino Unido, a Grã-Bretanha, a Inglaterra, a Commonwealth, a Coroa e ainda as ovelhas de quatro cornos

Hoje vou explicar a confusão que é o Reino Unido, ou este conjunto de países! 

Quando vou a Portugal toda a gente diz que eu "venho lá da Inglaterra". Falso. 

A Grã-Bretanha, a Inglaterra e o Reino Unido são zonas diferentes. Mas alguém se incomoda com a terminologia? Sim, os britânicos não gostam de enganos, uma vez que nem de britânicos gostam de ser chamados.



A zona cor-de-rosa da imagem acima é o Reino Unido.

A confusão está no facto de o Reino Unido não ser apenas um país, mas um conjunto de países!



Temos então:

- Inglaterra (England) que muitas vezes é confundida com o Reino Unido por ser a zona mais populosa e incluir a capital Londres;
- Escócia;
- País de Gales (onde eu estou);
- Irlanda do Norte, muitas vezes esquecida pelos ingleses.

No Reino Unido vivem ingleses, escoceses, galeses (e não galegos ou gauleses) e irlandeses-do-norte. Mais facilmente poderíamos dizer que no Reino Unido vivem os britânicos - mas tal termo não é muito recomendado no uso corrente por causar algum mau-estar. Como os irlandeses-do-norte, os escoceses e os galeses não gostam nada dos ingleses, não aceitam a ideia de haver um nome comum para todos os habitantes do Reino Unido. Os ingleses são vistos pelas outras três partes como pérfidos colonialistas que querem ter o poder sobre o mundo, apesar das três outras partes terem um parlamento próprio e poderem interferir nas leis inglesas ("regionais"), quando o contrário não se aplica. Por outro lado os ingleses consideram os outros três países como zonas rurais subdesenvolvidas, em que os habitantes passam demasiado tempo com as suas ovelhas! 

A Escócia é a parte mais organizada neste objectivo da independência, conseguindo oferecer privilégios aos seus habitantes que a Inglaterra não consegue dar aos seus. Um exemplo disso são as propinas universitárias, um aluno inglês que frequente uma universidade em Edimburgo tem de pagar muito mais propinas do que um aluno escocês! A Escócia detesta tanto a Inglaterra que está a organizar um referendo para a independência total de Londres.

Infelizmente para esta gente, do ponto de vista internacional são todos considerados farinha do mesmo saco. Todos os habitantes do Reino Unido são cidadãos britânicos com o mesmo tipo de passaporte (não há passaportes galeses ou escoceses). São todos residentes do Reino Unido da Grã Bretanha e da Irlanda do Norte (este é o nome oficial que deveria aparecer no mapa).

Então afinal o que é a Grã-Bretanha?


Tal como demonstrado na imagem acima, a Grã-Bretanha é a ilha da direita. "Grã-Bretanha" é um termo geográfico! É a maior ilha do grupo das Ilhas Britânicas. Às vezes o termo é usado "por engano" em vez de Reino Unido para excluir os irlandeses-do-norte, fazendo-os sentir ainda mais isolados.

A segunda maior ilha das Ilhas Britânicas é a Ilha da Irlanda, que contém dois países - a Irlanda e a Irlanda do Norte. O termo Irlanda do Sul não é utilizado, talvez porque os "irlandeses-do-sul" não reconheçam a Irlanda do Norte (muitas inimigos esta gente faz). Assim, quando se diz que alguém é irlandês, presume-se imediatamente que pertença à Irlanda do Sul.

Existem outras ilhas que não fazem parte da Grã-Bretanha nem da Irlanda, mas que fazem parte do Reino Unido, como por exemplo a ilha de Wight (onde há um festival de música muito famoso), a ilha de Anglesey (onde o príncipe Harry tem uma casa) e os grupos de ilhas escocesas: Ébridas, Shetland, Orkney e Clyde. As ilhas escocesas são bastante áridas, o seu clima e inacessibilidade tornam-nas pouco visitadas. Supostamente são sítios onde é relativamente fácil arranjar emprego! Quando comecei a procurar emprego no Reino Unido haviam umas tantas vagas para estas ilhas!

Mas o território britânico não se fica por aqui, ainda há mais para explicar!

Por exemplo, porque é a Rainha aparece nas notas do Canadá? Já não era tempo para se actualizarem? Não, porque o Canadá pertence à CommonWealth - parte do antigo Império Britânico.


No passado o Império Britânico ocupou uma grande percentagem do território mundial. Como se pode ver no mapa acima, tudo o que está a cor-de-rosa já pertenceu ou pertence a Sua Majestade. 

Alguns países como o Canadá e a Austrália conseguiram a independência de forma pacífica, prometendo o reconhecimento da coroa britânica como "entidade acima de tudo e todos" em troca de um parlamento autónomo e independência. E aqui vamos dar ao tema da famosa coroa britânica, esse termo transcendente que ninguém entende ao certo o que significa. Não estou a falar da "coroa" que os turistas fotografam na Torre de Londres. Falo da "coroa" como entidade superior, um conceito abstracto que é reconhecido como poder máximo com autoridade legal sobre qualquer governo. A coroa é uma "corporação" que Deus criou para delegar responsabilidades. O representante na Terra é o monarca a quem o poder é conferido num acto de coroação numa cerimónia cristã. Isto quer dizer que o Reino Unido é de facto uma teocracia (Deus é reconhecido como superior governamental) em que a religião regente é a Anglicana. Na prática nada disto interessa em termos governamentais, aparte das ocasiões formais e alguma aura de mistério causador de receitas para o turismo londrino.

Mas voltando ao exemplo do Canadá, as nações que no passado pertenceram ao Império Britânico mas que pacificamente se distanciaram garantido aceitação da ideia da coroa, constituem a chamada CommonWealth. Se formos traduzir este termo à letra temos "A Riqueza Comum". São eles o Canadá, a Papua Nova Guiné, a Austrália, a Jamaica, as Ilhas Salomão e muitos outros países (ao todos são 54). Todos eles aceitam a Rainha do Reino Unido como entidade a respeitar e muitos destes países têm a sua própria monarquia. No fundo pertencem todos ao mesmo Reino! Pertencer à Commonweath é voluntário, a Irlanda (do sul) não estava para aturar estas irrelevâncias e formalidades, deixando o "Reino" em 1949. 

Existem algumas vantagens em pertencer à Commonwealth principalmente em termos de imigração. Um dos termos usados para mencionar pessoas que não pertençam à Commonwealth é nada mais nada menos que ... ALIENS!! Outras vantagens que os commonwealthenses têm relativamente aos aliens são de poderem votar no Reino Unido e poderem juntar-se às forças armadas. Na prática nada disto interessa porque o Reino Unido não tem nenhum poder político sobre estes países.

Continuando com o território, para além da Commonwealth e do próprio Reino Unido, existem ainda três ilhas que fazem parte desta confusão, denominadas por Dependências da Coroa.

São elas a Ilha de Man, Ilha de Jersey e Ilha de Guernsey, todas na costa da Grã-Bretanha. São consideradas zonas independentes com autonomia local. O Reino Unido pode interferir em algumas das suas leis embora não seja muito fácil. Legalmente estas ilhas não fazem parte do Reino Unido (nem da União Europeia). Não são assim cidadãos britânicos! 


Estas ilhas são um pouco "misteriosas" para os habitantes do Reino Unido. São consideradas paraísos fiscais e são sede de muitos esquemas fraudulentos. Comparativamente com o Reino Unido, os impostos aqui são mais baixos.

Para mim a Ilha de Man é a mais familiar, talvez por ser a origem de uma raça de gatos sem cauda (Manx cats) e ovelhas com quatro cornos. A bandeira da ilha tem uma insólita imagem - três pernas unidas em ventoínha. As ilhas de Jersey e Guernsey são estranhamente muito mais perto da França do que da Grã-Bretanha. 



Já acabou?

Não, ainda temos Gibraltar! A famosa península no sul de Espanha com os seus macacos, rochedos e tensões diplomáticas entre o Reino Unido e a Espanha. E ainda temos as Ilhas Falkland ou Malvinas, com igualmente constantes negociações entre o Reino Unido e a Argentina. Estes territórios fazem parte de um último grupo chamado Overseas British Territories - Territórios Britânicos Do Outro Lado do Mar - também chamados colónias da coroa. Estes territórios não são independentes e recebem ajuda económica e militar britânica. Aqui os habitantes são cidadãos britânicos!

Para além de Gibraltar e Malvinas, existem outras tantas ilhas que pertencem a este grupo, que têm em geral no canto superior esquerdo da sua bandeira uma mini bandeira britânica. Até na Antártica há um pedacinho de território que pertence a este grupo!

Agora é que já acabou!