quarta-feira, 30 de abril de 2014

Comprei Coentros e Azeite de Portugal!

A sério? Vale a pena importar coentros? Não ficará mais barato para os supermercados comprar coentros ingleses? Ou serão os coentros portugueses especiais e vendidos como produto gourmet? O azeite sim, foi comprado numa loja de roupa / coisas para a casa na secção de produtos gourmet, mas COENTROS???

 


Insólitos Vizinhos - pandas nas escadas

Eu mal conheço os meus vizinhos. Raramente os vejo, são muito quietinhos! E algo excêntricos...
A vizinha que parece ser mais simpática é uma senhora que mora mesmo em frente. Ontem descobri que tem um exército de peluches (urso pardos e ursos pandas) alinhados nas escadas!


terça-feira, 22 de abril de 2014

Páscoa na Cornualha

Tenho um mapa no Reino Unido em que marco com uma caneta fluorescente todos os locais que já visitei. A zona da Cornualha (Sudoeste do Reino Unido) estava muito pouco riscadinha, por isso foi com grande entusiasmo que marquei as férias da Páscoa em Newquay. Newquay é conhecida por ser "a Benidorm" inglesa (teenagers mal comportados e embriagados), mas depois de conhecer passei a associar a zona ao sudoeste alentejano. Apesar de ser feriado, a Cornualha apresentava-se relativamente pacífica, sem grandes multidões e atropelamentos. Se calhar em Agosto é diferente... Consegue-se perceber um estilo de vida relaxado e algo alternativo, com muitas lojas de surf à mistura. Em termos de paisagem posso dizer que tudo é maravilhoso quando está sol, o mar é muito azul, a costa é muito verde, as escarpas da costa são visualmente muito interessantes, os pubs são muito tradicionais. Quando está a chover, a Cornualha é igual a tudo o resto, sem interesse nenhum! Chove um bocadinho menos na Cornualha, mas só mesmo um bocadinho. Desilusões? Não vi as focas, que supostamente estão em todo o lado! E estacionar não é fácil. 




Dupla nacionalidade

Falta pouco! Quando chegar a Outubro vai fazer 6 anos em que cheguei ao Reino Unido (e comecei este blog)! E o que é que isso quer dizer? Quer dizer que posso finalmente pedir a cidadania britânica, ou seja, vou ter dupla nacionalidade. 




E o que é preciso?

- Dinheiro! 1000 libras! Tenho de começar a poupar!
- Exame de inglês - felizmente já tenho o First Certificate ESOL que fiz em Portugal, nos tempos em que mal sabia que vinha para cá
- Exame de cidadania - perguntas de cultura geral que incluem história, telenovelas, família real, geografia, etc. Já tenho os livros de apoio por isso já posso começar a estudar
- Todas as datas em que entrei e saí do Reino Unido durante estes anos - felizmente não mudei de email e não apaguei os emails da Easyjet/Ryanair!

E porque é que é importante pedir a cidadania britânica? Valerá a pena o trabalho?

Porque cada vez mais nas notícias se debate sobre a possibilidade de sair da União Europeia e de cortar benefícios aos não-britânicos. Algumas propostas incluem o pagamento de taxas no sistema nacional de saúde inglês para imigrantes. Todas estas propostas são apresentadas por partidos de extrema direita como a UKIP, mas a verdade é que estes partidos têm lentamente ganho terreno... Não faço ideia o que vai acontecer no futuro relativamente à União Europeia / Reino Unido, mas será provavelmente mais seguro ter a cidadania britânica. Outra razão importante é que em qualquer lado do mundo, caso haja problema, os cidadãos britânicos são sempre os primeiros a ser resgatados!