sábado, 21 de junho de 2014

O choque! O horror! A colheita de lixos!


Hoje estou de mau humor, a usar o blog para fazer queixinhas!

Descobri que como vou de férias por uns dias e por azar vou perder dois dias de colheita de lixos!
Isso quer dizer que a próxima vez que vou poder pôr os meus 4 sacos de lixo preto lá fora para recolha municipal é no final de Julho! E muita sorte tenho eu, que nos concelhos vizinhos já reduziram para 3 sacos, não me posso queixar!

Como fazer para evitar ter de colocar os sacos no carro e ir com eles até ao sítio mais mal cheiroso do mundo, onde as pessoas vão quando precisam de vomitar:

- fazer como os ingleses e não comer fruta e comer refeições de microondas em que a embalagem possa ser reciclada (tem de se comer tudinho sem deixar restos);
- começar a levar o gato  à rua com a trela para ele não fazer xixi nem cocó na caixinha de areia;
- comprar apenas vegetais que se possam comer por inteiro;
- ir ao restaurante todos os dias;
- comer sandes mais vezes;
- não limpar a casa!


Resolvido!


Are you over 25?

Aquele momento estranho em que uma pessoa está a pagar 1 libra por uma tesoura de cozinha, ainda por cima daquelas RANHOSAS que não cortam nada e que se sabe que não vão durar mais do que uns meses (mas que não há paciência para procurar uma melhor), e ouve-se a seguinte pergunta:

- "Are you over 25?"

A senhora da caixa perguntava se eu tinha mais do que 25 anos, com um sorriso muito simpático de "bem, tenho de perguntar, é o meu trabalho!"

- "Excuse me?"

Pergunto eu, que meia a dormir só apanhei metade da frase, a pensar que a senhora me estaria a tentar impingir algum produto de uma qualquer caridade ou então me estava a dizer que a tesoura custava 25 libras.

- "Are you over 25?"

Volta a perguntar a senhora, enunciando bem as palavras. Pelos vistos se eu tivesse menos de 25 anos não podia comprar a tesoura, não vá cair na tentação de andar aí pela rua às tesouradas. Pelos vistos antes dos 25 anos a possibilidade de se ser delinquente é elevada e o acesso a tesouras é limitado e supervisionado. Depois dos 25 anos tudo muda e ganha-se juízo.

- "Yes."

Respondi eu, com os meus 33 anos. Mas mesmo se tivesse 24 anos não havia problema que a senhora não pediu nenhum documento de identificação. Posso ser delinquente aos 24 anos mas nem pensar mentir sobre a idade.

Conclusão: senhora entediada sem nada para fazer sem ser chatear os outros?

domingo, 15 de junho de 2014

Diane Lazarus, a Vidente


De vez em quando o pessoal da clínica junta-se para actividades locais. Este mês resolvemos ir ver um show da Diane Lazarus. E que tipo de show é esse perguntam vocês? 



Numa sala comunitária pertencente a um pub, aproximadamente 150 mulheres (e uma meia dúzia de homens bem comportados) encontravam-se sentadas em conversa animada ao mesmo tempo que comiam cachorros quentes com cebola e bebiam cidra. 

Quando cheguei ao pub mal havia sítio onde sentar. Muita gente tinha vindo mais cedo para assegurar um bom lugar! Ao fundo da sala havia um palco, onde passado algum tempo aparece a famosa Diana Lazarus, uma senhora que diz ter uns dons muito especiais. 

Diane Lazarus faz tudo, vê o futuro, fala com os mortos, ajuda em decisões sentimentais e profissionais, até ajuda a polícia em investigações criminais (ofereceu a sua ajuda para encontrar Maddie Maccann). E como se desenrola o show de Diane Lazarus? Talvez a comparação mais justa seja com a série de televisão "O Mentalista", em que o actor principal usava as suas capacidades dedutivas para "pescar" características do público e encontrar uma forma de os surpreender. Diane virava-se para uma pessoa e fazia perguntas vagas, até conseguir acertar em alguma coisa. "Quem faz anos em Julho? Estou a ver um aniversário importante! Se fosse a si jogava na lotaria." É difícil avaliar os "poderes" de Diane sem conhecer a pessoa em causa, mas no final do espectáculo tive direito a uma "amostra", não por mim mas pelas pessoas que vieram comigo. 



Quando a Debbie (a minha recepcionista) foi abordada por Diane, achou por bem perguntar por Trish, a manager da clínica que faleceu há 3 anos atrás de cancro renal. Diane começou no seu paleio vago "estou a ver um descapotável, um parque de estacionamento cheio de carros, estou a ver uma caneca com um dragão." A Debbie não fazia ideia que referências eram aquelas e encolhia os ombros. "Ela está a dizer para usarem a caneca dela que tem um dragão vermelho." Claro que a gente não sabia que caneca era aquela. Encolhemos os ombros e ignorámos o assunto. 

No final do show quem tivesse comprado um livro de Diane tinha direito a fazer uma pergunta (boa técnica de marketing). A Shauna, a filha de outra recepcionista da clínica, resolveu ir tentar a sua sorte. O avô dela tinha falecido há pouco tempo e como homenagem Shauna mandou tatuar as palavras "Grampa" (avô) e uma goma de ursinho vermelha no tornozelo (o avô pelos vistos era muito guloso e gostava muito de gomas). Eu tive oportunidade de ver a tatuagem e tive de dizer que estava muito bonita quando pensava exactamente o contrário. A Shauna fez então a sua pergunta, "fiz algo diferente recentemente e queria saber se o meu avô aprova." Diane pegou no livro para assinar e escreveu algo sem mostrar, fechando a capa logo de seguida. Quando a Shauna abriu o livro, leu o seguinte: "tattoo - it is a waste of money!!!". Lá ficou a Shauna de queixo caído! 


No dia seguinte fui trabalhar e fui à procura das canecas. Lá encontrei a caneca com o dragão vermelho e confirmei que era a caneca que a Trish usava falando com outras pessoas da clínica. Recentemente também descobri por outra pessoa que a Trish tinha um descapotável. A caneca está lá, e agora toda a gente tem medo de beber por ela!


Aranhas Vermelhas

Cá estão as pequeninas aranhas vermelhas de volta às paredes externas da minha casa... Quando o  tempo começa a aquecer encontro umas tantas na minha porta ou no parapeito da janela. Esperemos que não entrem dentro de casa! São inofensivas mas podem aparecer em grandes quantidades por isso são consideradas uma praga.




O Arranha-Céus Walkie Talkie que derrete carros e afins

Este edifício londrino tem criado alguma controvérsia inesperada. O seu nome é Walkie Talkie!



Este edifício tem uma característica muito especial! Nos dias de sol (não são muitos mas de vez em quando aparecem) as paredes espelhadas da superfície côncava actuam como uma lupa e causam alguns estragos nos carros à volta. No ano passado houve um jaguar que ficou danificado:





Também há quem aproveite a situação para fritar um ovo:


Recentemente fala-se na instalação de painéis no edifício para se evitarem mais assaduras inesperadas!

Coincidências e árvores Teixo

Num fim de semana de Maio resolvi visitar os famosos Aberglasney Gardens, não muito longe da minha casa. Estes jardins incluem um túnel yew (teixo) do séc XVIII, muito popular por ser bastante fotogénico. Quando eu fui não tinha muitas folhas, talvez tenha de voltar numa altura diferente do ano para poder apreciar a árvore de outra maneira.

Passado uma semana o Conservatório David de Sousa, a escola de música da minha infância, publicita no facebook um musical chamado "Magia do Bosque", com uma fotografia que parece ter sido tirada exactamente no mesmo sítio.

Ainda na mesma semana o famoso actor Damian Lewis que aparece na série Segurança Nacional também aparece para visitar a famosa árvore!








As Árvores Yew são das plantas mais antigas da Europa. Pensa-se que algumas árvores tenham entre 5000 a 9000 anos, embora este número seja considerado exagerado por muitos. 


sábado, 14 de junho de 2014

Perdida na tradução

Aquele momento embaraçoso quando alguém nos pergunta se gostamos de umas sandálias recém compradas e a resposta não sai muito bem...

- "oh yes, it goes well with the toilet!" (estando eu a pensar na palavra francesa toillete...)