terça-feira, 28 de agosto de 2012

E diz assim o poeta do País de Gales...



My education was the liberty I had to read indiscriminately and all the time, with my eyes hanging out.
 
Dylan Thomas

domingo, 19 de agosto de 2012

Os Jogos Olímpicos Alternativos do País de Gales


Estão a decorrer esta semana os World Alternative Games, uma versão "tolinha" dos Jogos Olímpicos. Este evento tão bizarro decorre em Llanwrtyd Wells, uma terrinha no meio das montanhas no País de Gales. Não se paga para entrar e toda a gente pode participar!

São estas algumas das modalidades presentes no World Alternative Games:

-  Pea Shoting - concurso de tiro com ervilhas ao alvo
- Worm Charming - competição de quem apanha mais minhocas num curto espaço de tempo
- Russian Egg Roulete - Uma versão da roleta russa, mas com ovos. Quem tiver o azar de apanhar com o ovo não cozido na cabeça perde o jogo
- The Mad Shopper - corrida com um carrinho de supermercado
- Backward Running - corrida de costas
- Stiletto Racing - corrida em saltos altos
- Barrel Rowling - corrida com um barril de cerveja a rolar
- World Bathtubing Races - canoagem numa banheira velha
- Rock Paper Scissors - o famoso jogo da pedra, papel e tesoura
- Montain Boarding - competição em skate de quatro rodas
- Woolsack carrying - corrida com um saco muito pesado
- Wife Carrying - corrida a carregar a esposa às costas
- Hay Bale Throwing - quem atira o fardo de palha mais longe

Os galeses gostam de diversão!

sábado, 18 de agosto de 2012

O Gigante de Brecon


Hoje falaram-me do gigante de Brecon Beacons (as montanhas cá do sítio). Cá está ele, com um pouco de imaginação consegue-se ver o gigante deitado na paisagem, a dormir de barriga para cima! Sorte a dele!

terça-feira, 7 de agosto de 2012

Dic Penderyn - Uma história do País de Gales

Vou contar a história de Dic Penderyn, um mineiro do País de Gales que se tornou num herói. A história é muito conhecida e é tirada de um livro para crianças chamado "Famous Welsh Tales". Interessante o público alvo desta história com final tão trágico.

Dic Penderyn parece um nome complicado mas é apenas uma alcunha. "Dic" é o diminutivo de "Richard" (em Inglaterra seria "Dick") e Penderyn é a terra onde viveu. "Dic" também é uma "palavra feia" por isso tornou-se um nome menos popular.

Dic nasceu em 1808 e era filho de Lewis e Mary. Não ia muitas vezes à escola mas aprendeu a ler e a escrever inglês e galês. Quando Dic fez 11 anos a mãe chamou-o à parte para uma conversa. "Dic, tenho uma coisa importante para te dizer." Dic ficou naturalmente preocupado. A mãe estava com um ar muito sério. "Temos de mudar de casa, vamos viver para Merthyr Tydfil. O teu pai arranjou trabalho numa mina de carvão e conseguiu que fosses também trabalhar com ele".

Não sei se é grande ideia. "Merthyr Tydfil" tem este nome porque "Merthyr" significa "Mártir" e "Tydfil" é o nome de uma princesa que foi chacinada na zona. Mau presságio.

A família mudou-se para Merthyr Tydfil mas não foi a única. Centenas de outras famílias também se mudaram. Merthyr estava a crescer exponencialmente devido à produção de carvão e ferro. A população cresceu tanto que Merthyr tornou-se a cidade mais importante e populosa do País de Gales. Toda a gente se queixava porque não havia água quente e os esgotos não funcionavam, fazendo com que as ruas cheirassem muito mal. Os homens e as crianças trabalhavam nas minas de manhã à noite. A vida era muito dura.



Dic entretanto cresceu. Era um homem alto, forte e fazia amigos facilmente. O seu melhor amigo chamava-se Lewis Lewis, que carregava carvão dum lado para o outro da mina. Um dia Lewis Lewis disse "Já soubeste da última? Os trabalhadores das outras minas vão entrar em greve. Parece que estão fartos de serem maltratados."

Os trabalhadores começaram a pensar um bocadinho. O trabalho na mina era muito duro e perigoso. Alguns não eram pagos há seis semanas. Outros não tinham água quente para tomar banho por isso não tomavam. Sabiam-se de casos de trabalhadores que eram despedidos de um dia para o outro. O ordenado não era suficiente para as despesas e muitas vezes as pessoas não eram pagas em dinheiro, mas em créditos para serem gastos em lojas que pertenciam a pessoas que inflacionavam o valor dos seus produtos. Toda a gente começou a ver como tudo à volta era mau.

Actualmente Merthyr continua sem grande fama. Frequentemente é considerado o pior lugar para se viver no Reino Unido. Curiosamente tem uma grande comunidade portuguesa e a rua principal tem um café português.

Dic e Lewis Lewis começaram a liderar um movimento de revolta dos trabalhadores na mina. Decidiram mostrar aos seus patrões que não queriam continuar a trabalhar tanto e a ganhar tão pouco. Os patrões estavam cada vez mais ricos e os trabalhadores mais pobres. Dic e Lewis Lewis começaram a espalhar a palavra de como era possível mudar as leis em benifício dos trabalhadores. Pequenos grupos de pessoas paravam para os ouvir nos seus longos discursos.

Em 1829 o pior aconteceu, a procura de carvão e ferro diminuiu e muitos trabalhadores tiveram de ser despedidos. Os patrões ficaram ricos mas os trabalhadores furiosos, organizando-se em encontros para discutir o que fazer. Sem solução à vista, os trabalhadores enfurecidos sairam à rua e lançaram fogo a tudo, partiram vidros das casas, destruíndo o que estava à vista. Na altura não havia polícia nem ninguém para pôr fim aos motins. Os distúrbios continuaram e finalmente os militares-soldados foram chamados ao local. Infelizmente a situação ainda ficou pior. Algumas pessoas morreram nestes confrontos e os trabalhadores não desistiam, erguendo a famosa bandeira vermelha, tingida de sangue de borrego como sinal de protesto.

Quando finalmente tudo acalmou muitos trabalhadores foram presos, incluíndo Dic e Lewis Lewis. Dic estava muito triste porque a sua mulher estava quase a ter um bebé. As coisas não estavam a correr bem. Dic foi falsamente acusado de esfaquear um dos soldados. Duas testemunhas afirmaram em tribunal que era verdade, apesar do soldado sobrevivente não reconhecer Dic.

As notícias correram depressa. A população de Merthyr não queria acreditar que Dic ia ser enforcado por um crime que não cometera. Todos queriam evitar que tal acontecesse. Uma petição assinada por 11000 pessoas não resultou. Até o chefe rico de Dic tentou alterar o destino da situação mas sem sucesso. Uma testemunha veio a tribunar dizer que o homem que esfaqueou o soldado teria um casaco de cor diferente da que Dic estaria a usar. Todos tentaram salvar Dic, mas o tribunal queria um bode expiatório para os motins, e Dic foi o escolhido. E o que aconteceu a Lewis Lewis? Foi enviado para um campo de trabalho na Austrália.

O dia 13 de Agosto de 1831 foi um dia muito triste para o País de Gales. Dic, com 23 anos de idade, foi enforcado em Cardiff. Antes de morrer disse "O Arglwydd, dyma gamwedd" que significa "Deus, que injustiça!". O corpo foi enviado para a terra natal de Dic. Há quem diga que uma pomba branca pousou no caixão. A placa em homenagem a Dic encontra-se no local onde foi enforcado e na biblioteca de Merthyr.

Em 1874 um homem às portas da morte confessou o crime para o qual Dic foi condenado.

Como podem ver um final muito pouco simpático. As outras histórias do livro são igualmente trágicas. Qualquer dia traduzo outra.

domingo, 5 de agosto de 2012

Jogos Olímpicos - Joanna Rowsell - Ciclismo de Pista


Joanna Rowsell fez parte da equipa feminina que ganhou uma medalha de ouro esta semana no ciclismo de pista. Joanna sofre de alopécia, uma condição incurável. Quando tinha 10 anos de idade começaram-lhe a cair as sobrancelhas. Depois cairam as pestanas e o cabelo. Devido à sua insegurança relativamente ao aspecto físico, Joanna virou as suas energias concentrando-se nos estudos e no desporto. Joanna admite que se não fosse pela alopécia nunca teria chegado onde chegou no ciclismo. Depois de ficar conhecida como uma super-atleta, Joanna tornou-se uma "poster girl" para os sofredores de alopécia (600 000 no Reino Unido).

Jogos Olímpicos - Tom Daley, o saltador da plataforma de 10 metros


Os ingleses adoram Tom Daley. E porquê? Porque participou há 4 anos nos Jogos Olímpicos com apenas 14 anos. E este ano lá está a participar outra vez. Mas a vida não lhe tem corrido bem. Depois dos Jogos Olímpicos na China começou a ser atormentado na escola, vítima de Bullying. Teve de sair da escola. No ano passado morreu-lhe o pai vítima de cancro. Na semana passada não conseguiu a medalha de ouro e sentiu-se intimidado quando na conta online do twitter começaram a aparecer ameaças de morte e comentários de como o falhanço de Tom era uma vergonha para seu o falecido pai. A pessoa que escreveu anonimamente estes comentários foi identificada e condenada a algum tempo de prisão.

Jogos Olímpicos - Rebecca Adlington


Rebecca Adlington - a melhor atleta de natação da equipa inglesa foi acusada por um comediante conhecido de ter uma vantagem injusta em relação aos outros nadadores - a vantagem é ter focinho de golfinho. Os fãs de Rebecca ficaram furiosos.

Jogos Olímpicos 2012 - Andy Murray ganha medalha de ouro


Depois da derrota de Wimbledon Andy Murray vinga-se e consquista a medalha de ouro. Esta semana fiquei a saber que o atleta é um sobrevivente do massacre da escola de Dunblane, em que um homem armado com quatro armas matou 16 crianças e uma professora e no final cometeu suicídio. As crianças tinham por volta de 5 anos de idade. Andy Murray lembra-se de se esconder debaixo da mesa mas diz que na altura como era muito pequenino não entendeu a gravidade da situação.