terça-feira, 22 de abril de 2014

Dupla nacionalidade

Falta pouco! Quando chegar a Outubro vai fazer 6 anos em que cheguei ao Reino Unido (e comecei este blog)! E o que é que isso quer dizer? Quer dizer que posso finalmente pedir a cidadania britânica, ou seja, vou ter dupla nacionalidade. 




E o que é preciso?

- Dinheiro! 1000 libras! Tenho de começar a poupar!
- Exame de inglês - felizmente já tenho o First Certificate ESOL que fiz em Portugal, nos tempos em que mal sabia que vinha para cá
- Exame de cidadania - perguntas de cultura geral que incluem história, telenovelas, família real, geografia, etc. Já tenho os livros de apoio por isso já posso começar a estudar
- Todas as datas em que entrei e saí do Reino Unido durante estes anos - felizmente não mudei de email e não apaguei os emails da Easyjet/Ryanair!

E porque é que é importante pedir a cidadania britânica? Valerá a pena o trabalho?

Porque cada vez mais nas notícias se debate sobre a possibilidade de sair da União Europeia e de cortar benefícios aos não-britânicos. Algumas propostas incluem o pagamento de taxas no sistema nacional de saúde inglês para imigrantes. Todas estas propostas são apresentadas por partidos de extrema direita como a UKIP, mas a verdade é que estes partidos têm lentamente ganho terreno... Não faço ideia o que vai acontecer no futuro relativamente à União Europeia / Reino Unido, mas será provavelmente mais seguro ter a cidadania britânica. Outra razão importante é que em qualquer lado do mundo, caso haja problema, os cidadãos britânicos são sempre os primeiros a ser resgatados!

1 comentário:

Anónimo disse...

E duas assinaturas de duas pessoas que a conheCam ha mais de 2 anos. E sim vale a pena.