quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

10 Coisas Diferentes do Natal no Reino Unido

1 - Há 4 dias de folga! Como ambos os dias 25 e 26 são feriados, quando calham ao fds passam sempre para 2a e 3a feira! Isto é razão suficiente para se gostar do Natal.

2 - Há fortes possibilidades de estar tudo coberto de neve! E de não se ir trabalhar! Ou seja, ainda mais dias de folga (um palmo de neve é suficiente para fazer o pessoal ficar em casa). Isto pode ser mau para quem queira viajar (como eu).

3 - Todas as terrinhas têm mercadinhos de Natal, que consistem em barraquinhas de madeira nas ruas principais com venda de produtos tradicionais e artesanais (e também chocolate quente, mulled wine/vinho quente com especiarias e cachorros quentes com salsichas alemãs). As cidadas mais importantes têm uma Winterland que consiste numa feira popular com direito a ringue de patinagem.

4 - Escrevem-se MUITOS postais de Natal que se penduram pela casa ou em frente à árvore de Natal.

5 - Comem-se "mince pies" - traduzem-se à letra como "tartes de carne picada", mas estes pequenos pastéis são doces e feitos de frutas cristalizadas, passas e canela. Muitas famílias deixam disponíveis umas "mince pies" e uma bebida para o Pai Natal (o chamado "Father Christmas") na noite de 24.

6 - Rebentam-se Crackers no almoço de Natal - são embalagens coloridas em forma de tubo em que cada pessoa puxa uma extremidade - o embrulho rebenta com uma pequena quantidade de pólvora e exibe uma coroa de papel, uma anedota, uma adivinha e um brinde inútil.

7 - "Christmas Pudding" é o bolo de Natal que aparece na fotografia acima - é um bolo medieval de sabor distinto que se prepara muitas semanas antes do Natal - é castanho não por causa do chocolate mas devido ao melaço ("black treacle") - actualmente ninguém o faz, compra-se no supermercado e já está. Tal como o bolo-rei, traz um brinde para dar sorte (uma moedinha).

8 - O almoço tradicional do dia 25 de Dezembro consiste em peru assado, batatas cozidas, couves de bruxelas e outros vegetais como a popular cheróvia. Uma mini-salsicha enrolada em bacon ("chipolata") está estranhamente presente. E o molho "gravy" (bahhh), para disfarçar aquela situação comum em que o peru ficou seco e ressequido. Atenção que a maioria das famílias passa esta refeição num restaurante para não ter trabalho de cozinhar. Estes almoços são marcados com bastante antecedência.

9 - "Boxing Day" - depois dos ingleses terem gasto o dinheiro nas compras de Natal, no dia 26 decidem ir às compras por ser o primeiro dia dos saldos. Este dia que deveria ser conhecido por "dar os excedentes aos pobres" é mais conhecido como "não vai haver sítio para estacionar porque toda a gente vai às compras."

10 - As pessoas andam muito animadas com o acontecimento e até tiram dias de férias para comprarem as prendas. Ou seja JÁ ESTOU UM BOCADINHO FARTA DO ASSUNTO. Podemos falar de outra coisa?



O Google é tramado...

Muito interessante o resultado que aparece no google quando se escreve:

"what defines an english person"

E Banksy ataca de novo


Desta vez com a escultura "Cardinal Sin", em que a cara de um cardeal aparece disfarçada com uns quadrados, num efeito semelhante à pixelagem que a TV utiliza para proteger identidades nos casos de abuso sexual. A escultura está presente na Walker Art Gallery em Liverpool.

sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

My Tram Experience


Cá está, o vídeo da semana mais visto na net. Numa viagem de um eléctrico de Londres, alguém filmou uma senhora que se encontrava indignada pelo facto de ser a única inglesa presente. "None of you are fucking english". A senhora consegue insultar todos à sua volta. Se não fosse a criança que trazia ao colo, o episódio seria mais violento. Este vídeo causou muita indignação e debate. A respectiva senhora foi presa e muitos afirmam que a criança lhe deveria ser retirada. Outros dizem que o comportamento é reprovável mas que a prisão da senhora pode ter efeitos contrários ao desejado especialmente se falarmos de muitos outros que pensam da mesma maneira. Um dos comentários do vídeo diz "Read between the lines people, just like myself this woman is sick of foreigners coming to Britain and taking our jobs by working cheap, taking our council houses and scrounging of the tax payer." O Reino Unido abriu as portas aos imigrantes logo a seguir à Segunda Guerra Mundial por não ter trabalhadores suficientes para a indústria da altura. Desde aí que o país tem crescido beneficiando bastante dos imigrantes que se dispõem a fazer o trabalho a que os ingleses torcem o nariz. Com a actual crise, a desvalorização da libra, a diminuição dos benefícios sociais, a imigração caiu drasticamente (e a cultura inglesa será cada vez menos aliciante), mas o racismo fermenta lentamente sob os descententes desprotegidos das minorias. A "educação inglesa" tem um efeito "abafador" na situação.