sábado, 2 de novembro de 2013

Que bebida escolher quando se vai a um Pub?



Já ando para escrever este post há algum tempo. A verdade é que quando vou a um Pub nunca sei que bebida pedir e acabo por escolher sempre a mesma coisa. Esta semana resolvi investigar o assunto! Deixo aqui a lista das escolhas mais comuns de bebidas num Pub do Reino Unido:

Vinho

São as mulheres que mais consomem vinho nos Pubs (e homens bebem quase sempre cerveja). Normalmente os vinhos preferidos são do tipo branco ou rosé. Pede-se então um copo de vinho, em copo pequeno ou grande. O empregado de seguida diz uma ou duas marcas e o cliente escolhe (Merlot? Shiraz?). Em muitos Pubs só há uma escolha - o vinho da casa.

Também é muito comum pedir-se um Spritzer - mistura de vinho branco com limonada.

Cervejas

Aqui o assunto complica-se um bocadinho. Há muitas marcas de cerveja comercial, mas também há muitas  cervejas de produção local. Há cerveja de pressão e de garrafa. Geralmente pede-se half pint (1/4 litro) ou one pint (1/2 litro) de cerveja. Fica mal para um homem pedir apenas half pint. No Reino Unido, principalmente entre os homens, existe a tradição das rodadas e consequentemente muita pressão para que se bebam muitas pints de cerveja em poucas horas!

O conhecimento sobre produção de cerveja está para os ingleses como a produção de vinho está para os portugueses. Muitos ingleses têm o sonho de produzir cerveja quando se reformarem e não é difícil encontrar pessoas a conversar sobre os 1001 diferentes tipos de cerveja que existem. A cerveja tem uma papel sociocultural importante, principalmente porque no tempo da guerra era uma das bebidas fáceis de produzir que "matava a fome e a sede", numa altura em que a água potável não estava facilmente disponível.

Existem vários tipos de cerveja:

- "Lager" - é o mais parecido com a nossa cerveja. Geralmente são marcas importadas. As mais comuns são: Fosters, Stella Artois, Carlsberg, Becks, Budweiser, Kronenbourg, San Miguel.. Quem queira  cervejas mais fresquinhas pode optar por uma Corona de garrafa (é bastante popular) ou a Peroni (geralmente de garrafa - é uma cerveja italiana). Também existe a cerveja Cobra (de garrafa) que é uma cerveja indiana muito agradável.

- "Ale" - é a cerveja tradicional inglesa. É escura, com pouca espuma e servida à temperature ambiente. Eu acho o sabor horrível, provavelmente porque não estou habituada. Para este tipo de cerveja costuma haver  produção local. A Ale tem geralmente 5% de álcool. Há uma cerveja Ale de Cardiff que se chama "Brains", o que significa "Miolos"! Um litro de miolos por favor!

- "Bitter" - é um tipo de "ale" com côr um bocadinho mais clara. Também horrível para quem não está habituado.

- "Stout" - cerveja preta, a mais comum é a irlandesa Guiness.

Cidra

Cá a cidra é muito popular e bastante saborosa. Há muitas marcas de produção local e até já há algumas cidras de pêra em vez de maçã. As marcas comerciais mais conhecidas são a Magners e a Strongbow. Podem ser servidas em garrafa ou à pressão, também nas quantidades "one pint" e "half pint".

Alcopops

São bebidas alcoólicas de garrafa para quem não está habituado a cerveja ou vinho. São geralmente bastante adocicadas e fáceis de beber, daí serem da preferências dos jovens  (atenção que é ilegal servir bebidas alcoólicas a menores de 18 anos). Smirnoff Ice e Bacardi Breezer são exemplos de Alcopops.

Combinações

São estas as combinações de bebidas mais comuns:

Shandy - cerveja com limonada
Gin and Tonic
Whiskey and Coke
Vodka and Orange
Vodka and Tonic
Bloody Mary (vodka e sumo de tomate - bah)
Black Velvet - cerveja guiness com cidra
Snake Bite - cerveja lager com cidra
Black Russian - Vodka, Coca Cola e licor Tia Maria
White Russian - Vodka, Limonada e licor Tia Maria

Também muito popular entre as mulheres é a bebida Pimms, um gin frutado que geralmente é misturado com limonada e gelo, mas também pode levar fruta cortada aos bocadinhos, à semelhança da Sangria.

As bebidas não alcoólicas são chamadas de "soft drinks".

Podem ser "still" (sem gás) ou "fizzy"/"sparkling" (com gás).
As bebidas mais populares são a água, os sumos de fruta e a coca cola / pepsi.
Ginger Beer é uma cerveja de gengibre muito popular (sem álcool).
Também estão disponíveis bebidas energéticas como o Redbull.

Os Cafés e Chás!

Os Pubs que servem comida também servem café e chá.
Quando se pede um chá servem-nos por definição o tradicional chá preto com leite.
Os outros chás são chamados de "herbal teas" (camomile, green tea, mint tea) - os homens não bebem "herbal teas" mas bebem muito chá preto com leite. 

Quase ninguém bebe café, só recentemente com as marcas "Starbucks" e "Costa" é que começaram a aparecer pessoas com esse hábito. Os Pubs que servem pequenos-almoços ou almoços geralmente têm café. Claro que o café do Pub é muito mal tirado, por isso nem vale a pena experimentar! Alguns Pubs têm a marca "Lavazza" ou "Segafredo", ou seja até têm uma boa máquina e marca mas geralmente a pessoa ao balcão não sabe tirar café. 

São estas as opções mais comuns:

- expresso single (equivalente ao nosso café), geralmente cheio de água.
- expresso double - tem mais quantidade que o single (mais água).
- americano - caneca de café cheio de água.
- cappuccino
- latte (galão)

Alguns Pubs também têm chocolate quente ("Hot Chocolate"), o equivalente a leite com chocolate "nesquik". Alguns Pubs perguntam se queremos "marshmallows" e "chantilly" no chocolate quente.



É tudo!

A árvore que comeu uma bicicleta


Na Escócia há uma árvore devoradora de bicicletas. Fica numa terra chamada "Brig O' Turk", em que os habitantes evitam divulgar o local para preservar a árvore (e a bicicleta). Tudo aconteceu porque a árvore cresceu no exacto local onde um rapaz deixou a sua bicicleta na altura da Primeira Guerra Mundial. O rapaz não voltou para buscar a bicicleta que acabou por ser "engolida" por uma árvore que se recusou a desviar!

Planos para hoje: fugir do dragão!


Hoje uma das minhas ex-enfermeiras faz anos. A V. queria fazer algo diferente no seu aniversário. Inspirada pela foto acima, a V. pediu-nos para nos encontrarmos no parque aqui da terrinha para fazer uma fotografia parecida, vestidas em onesies (aqueles pijamas de peça única). Em vez do dinossauro, a V. quer adicionar à foto um dragão vermelho (como estamos no País de Gales...). Aparentemente tirar este tipo de fotografias está na moda!

Claro que os planos da V. acabaram por ser adiados por causa da chuva, o dragão terá de fazer a sua aparição na Primavera!