domingo, 21 de junho de 2009

Eleições europeias - UKIP


O recente escândalo das despesas dos deputados abriu espaço para outros partidos e plataformas políticas captarem o interesse dos indecisos e dos que associam a crise à União Europeia e imigração. A UKIP foi a surpresa destas eleições conseguindo imensos votos e uma representação significativa no parlamento europeu (13 deputados, o mesmo número que o Labour). São estas as principais ideias do partido:

- o Reino Unido é que deve decidir se abre as portas ou não aos estrangeiros (decisão não pode ser condicionada pela UE), já que os ingleses estão sem oportunidades de emprego.
- O Reino Unido tem uma das mais fortes economias mundiais, que não deve ser confundida com a economia europeia, sendo que as relações comerciais com a Commonwealth não podem ser comprometidas pela EU.
- A entrada na UE levou à ruína da agricultura e ao desastre ecológico que foram as alterações das políticas de pesca. Ao sair da UE haverá possibilidade de recuperar o devastado ambiente marinho do Reino Unido (andarão eles a comer menos peixe por causa da UE???).
- O dinheiro dos impostos deve ser gasto nas escolas, hospitais e reformas, não nos outros países ou perdido na fraude e corrupção de Bruxelas (não são nada meiguinhos com as palavras).
O resto do discurso é mais do mesmo. Defender o Reino Unido contra a Europa!
Nunca pensei que este partido se saísse tão bem (curiosamente já tinha falado dele num dos posts anteriores).

Sem comentários: