sábado, 22 de março de 2014

Insólitos Clínica - O Teratoma


Eu DETESTO esterilizar cadelas de raças grandes e com propensão para a obesidade. Um exemplo disso são as cadelas de raça Labrador. Os ovários estão geralmente cheios de gordura e têm um acesso difícil. As minhas luvas ficam logo escorregadias da gordura e o material de sutura escorrega-me das mãos. Eu DETESTO esterilizar cadelas grandes, mas pelo menos agora já o faço muito mais depressa do que quando comecei.

Esta semana tive uma cadela Labradora chocolate (diz-se chocolate porque é castanha). Estava tudo a correr relativamente bem, o acesso era fácil, não havia muita gordura, quando me deparei com um ovário de um tamanho de uma tangerina. Ouch, deve doer, coitado do animal. "Devem ser cistos ováricos" pensei eu. Fiz a cirurgia e quando terminei achei boa ideia abrir o ovário para ver o que estava lá dentro. Era uma massa estranha com pêlos pretos lá dentro! Muito nojento! O que era? Era um teratoma, um tumor benigno que contém tecidos estranhos. Alguns teratomas podem ter dentes ou olhos! Os teratomas não são exclusivos dos cães, os humanos também os podem ter! As células às vezes são mesmo muito malucas!

Sem comentários: