quinta-feira, 12 de junho de 2008

Eville and Jones – a porta de entrada dos portugueses para o Reino Unido



A Eville and Jones é a empresa pela qual a maioria dos veterinários entram no Reino Unido, porque é muito difícil chegar lá sem nada e conseguir alguma coisa (emprego, alojamento, conta no banco e segurança social). Depois o que acontece é que muitos saem desta empresa para se dedicarem aos "pets" ou então mudam para empresas equivalentes que ofereçam melhores oportunidades. Também há quem se mantenha sempre na Eville and Jones e seja da opinião que é das empresas que dá as piores mas também as melhores oportunidades/remunerações dentro da área (nos cargos mais elevados). É sem dúvida a que emprega mais veterinários em inspecção (quase 200 pessoas).

A EJ é uma empresa privada contratada pelo governo encarregue de garantir a segurança alimentar e bem estar animal na indústria alimentar. Basicamente o que acontece é que os veterinários ingleses não têm interesse no trabalho de inspecção sanitária nem nas respectivas remunerações, de modo que este tipo de empresas publicita a actividade nos outros países onde existe excesso de veterinários (Portugal, Espanha, Polónia, etc) para conseguir novos inspectores sanitários para o Reino Unido. Mesmo sendo consideradas baixas para um veterinário inglês, as remunerações oferecidas no Reino Unido acabam por dar muito mais flexibilidade, estabilidade e qualidade de vida do que as remunerações actuais em Portugal (ainda por cima cá a maioria das ofertas são a recibos verdes ou a estágio profissional). Isto tudo para além do facto de termos direito a férias, a carro e a telemóvel da empresa. Também todas as horas laborais que se façam fora do previsto são pagas como horas extraordinárias (inclui alguns fins de semana, se bem que entendi que raramente se trabalha ao Sábado - deve depender dos matadouros).

Quanto ao trabalho em si, consiste no trabalho de inspecção sanitária - MHI (Meat Hygiene Inspector). Ao contrário de Portugal, o inspector sanitário só trabalha na linha do matadouro e não tem de lidar com papéis e HACCP. Essas tarefas são deixadas ao supervisor veterinário - OV - Official Veterinarian - cargo hierarquicamente superior e a etapa seguinte na ascenção na empresa. O curso de OV é organizado e pago pela empresa, tem a duração de 4 semanas e só se pode candidatar quem tenha trabalhado durante 6 meses como MHI.

Para quem não se importe de ir mais longe, existe ainda a hipótese de transitar do Reino Unido para a Dinamarca para inspecção de suínos, com a vantagem de haver melhores condições (remuneratórias e de alojamento).

Enfim, vou então fazer parte do fenómeno da "fuga de cérebros" que está a ocorrer em Portugal, por falta de oportunidades dignas (ninguém pode dizer que não tentei ficar por cá). Claro que nem toda a gente tem de fugir, ainda existem boas oportunidades em Portugal, mas é preciso ter um pouco de sorte (e "costas quentes").

Sem comentários: