sábado, 2 de agosto de 2008

Havia ou haviam???


A minha consultora de língua portuguesa chamou-me à atenção de um erro que eu faço com alguma frequência… Obrigada, ao menos que o blog sirva para eu melhorar o meu português!

A utilização do verbo haver causa alguma confusão. Mas se nos lembrarmos desta regra teremos menos dificuldades:

Quando o verbo haver é sinónimo de existir só se utiliza a 3.ª pessoa do singular.

Exemplos:
Há três horas que não sei nada dele.
Havia muitos quadros na exposição.

mas quando o verbo haver é acompanhado de um sujeito, e é usado como auxiliar em construções verbais, já podemos usar todas as formas:

ex. Eles haviam de ir connosco àquela aldeia.


3 comentários:

Anónimo disse...

Serve para muito mais, é informativo, divertido e tem dinamismo.
Continua!

TZ

Anónimo disse...

E querem os Azevedos serem chefes de família...
A escrever assim!

BB

Ps: Vai trabalhar!

Noname disse...

Eh eh eh, os chefes não têm de escrever, arranjam quem escreva por eles!!
Eu estou a trabalhar, para o bronze (visto estarmos a chegar aos Jogos Olímpicos) e para a engorda!

Bj aos aspirantes a chefes!