terça-feira, 24 de março de 2009

Raças que há mais por aqui



Os ingleses são doidos por raças. Estão sempre a perguntar "acha que o meu cão é 100% puro?" e pelos vistos há muita gente a fazer negócio a vender cães mais-ou-menos de raça à custa desde interesse sôfrego.

Eu não estou propriamente numa zona "fina", ou seja, as raças que mais me aparecem são as que os ricos agora andam a evitar por estarem completamente "out". É este o top 6:

1 - Stafforshire Terrier (é do a foto, nunca me tentaram morder, mas sempre demasiado fortes e activos para os donos que têm, são muito abandonados);

2 - Jack Russel Terrier (conhecido pelo cão do filme "Máscara" do Jim Carrey, saltam sem parar e regra geral tentam morder o veterinário. No mês passado houve uma notícia chocante sobre um cão desta raça que matou um bebé aqui na zona);

3- Shith zu (são muito peludos e quase que não têm nariz. São simpáticos, mas tenho pena deles por não conseguirem respirar muito bem);

4 - Border Collie (adoro-os, mas pelos vistos são muito abandonados porque implicam um dono que perca tempo em longos passeios. Todas as raças chamadas "Border" são da zona da fronteira entre o País de Gales e a Inglaterra);

5 - Labrador (o filme e o livro "Marley e Eu" fizeram que não perdesse a popularidade).

6 - Galgos (por causa das corridas, há ainda os "Lurchers" que são rafeiros parecidos com galgos, collies ou terriers - isto até os rafeiros têm um nome especial para não ficarem tristes...)


Raças que há muito em Portugal e que aqui não vejo:

- Pinschers (em Cantanhede eram mais do que as mães), Caniches (ainda bem porque mordem sempre o veterinário), Podengo (obviamente) e Pastores Alemães.

Sem comentários: