segunda-feira, 11 de março de 2013

O Meu Segundo Funeral Aqui no Reino Unido


No mês passado o pai da Hannah (uma das enfermeiras da clínica) morreu inesperadamente devido a consequências de uma gripe. A Hannah não foi trabalhar durante 10 dias. Aqui têm-se direito a três dias de licença (remunerados ou não dependendo da simpatia do empregador, chama-se a "compassion leave") e depois se for necessário usam-se os dias de férias (se os houver). Não é muito tempo depois de uma situação de choque como esta. Quando estava a trabalhar no  matadouro um dos empregados não pode tirar o dia para ir ao funeral da mãe, foi ameaçado se assim o fizesse escusava de voltar à fábrica no dia seguinte. Que sociedade é esta que não respeita os mortos nem os familiares. 

O corpo do pai da Hannah ficou numa "Chapel of Rest" ("capela do descanso") durante uma semana até ao dia do funeral, o que foi considerado muito rápido. Aqui os funerais demoram bem mais de uma semana para serem organizados. Quando eu digo que acho isso muito tempo os ingleses ficam sempre muito chocados porque estão habituados à ideia de haver um "intervalo" grande. 

O funeral demorou aproximadamente 30 minutos e decorreu num crematório, que tem uma sala para a cerimónia (foto). 



O caixão estava num altar envolvido por uma cortina eléctrica que no final lentamente se fechou. O Reverendo (Revd. Father Davies, Vicar of Pembrey) disse umas palavras sobre o pai da Hannah e a seguir todos nos juntámos para cantar um salmo e dois hinos. Eu tentei seguir o folheto que nos tinham dado, mas a verdade é que não consegui, por isso tive de fingir. No final fomos cumprimentar a família da Hannah. Voltámos ao trabalho, mas quem quisesse podia seguir com a família da Hannah para um "buffet" num hotel ali perto. Quando eu estava a sair da igreja em direcção ao carro, outro funeral estava a começar. Viam-se outras pessoas a entrar dentro da igreja seguindo outro caixão. Mas desta vez a música saída da igreja era bem diferente. Era a música do Darth Vader da Guerra das Estrelas, tam, tam tam tam, tam tam tam, tam tam tam.

Só por curiosidade, este foi um dos hinos cantados durante a cerimónia. 


O Lord my God, When I in awesome wonder,

Consider all the worlds Thy Hands have made;
I see the stars, I hear the rolling thunder,
Thy power throughout the universe displayed.



Then sings my soul, My Saviour God, to Thee,
How great Thou art, How great Thou art.
Then sings my soul, My Saviour God, to Thee,
How great Thou art, How great Thou art!



When through the woods, and forest glades I wander,
And hear the birds sing sweetly in the trees.
When I look down, from lofty mountain grandeur
And see the brook, and feel the gentle breeze.



And when I think, that God, His Son not sparing;
Sent Him to die, I scarce can take it in;
That on the Cross, my burden gladly bearing,
He bled and died to take away my sin.



When Christ shall come, with shout of acclamation,
And take me home, what joy shall fill my heart.
Then I shall bow, in humble adoration,
And then proclaim: "My God, how great Thou art!"



Sem comentários: