sábado, 2 de março de 2013

Vou a Derry na Irlanda do Norte!


Abril é o mês em que vou passear para Derry/Londonderry, a segunda cidade mais importante da Irlanda do Norte. No meu emprego ouvi várias vezes "é melhor não ires, aquilo pode ficar perigoso de um momento para o outro". Tal como há muita gente que depois dos ataques de Londres se recusa a andar de metro, as imagens de violência da Irlanda do Norte assustaram e marcaram os ingleses de forma que uma visita ao local é inconcebível. 
Mas este ano Derry/Londonderry é definitivamente um sítio a visitar, porque para além do lado histórico e da beleza natural, Derry/Londonderry é a cidade europeia da cultura 2013.






Um dos episódios importantes na história de Derry/Londonderry é o cerco de 105 dias imposto pelo rei católico João II em 1689. Os habitantes de Derry/Londonderry que apoiavam o Protestante William of Orange sobreviveram comendo tudo o que lhes aparecia à frente, desde cães que se alimentavam de cadáveres a outros petiscos como os exemplificados no menu da imagem acima. Durante o cerco morreu quase 1/3 dos habitantes de Derry, mas a resistência manteve-se com a ajuda das muralhas que envolvem a cidade num quilómetro e meio. Estas muralhas originaram um terceiro nome para a cidade, "Maiden City",  que significa "cidade nunca conquistada". Londonderry é o termo utilizado pelos unionistas enquanto que Derry é utilizado pelos nacionalistas. Para não ofender ninguém, a cidade aparece sempre como "Derry/Londonderry".




Sem comentários: