sexta-feira, 6 de junho de 2008

CPD's - Continuing Professional Development


Em Portugal andam os veterinários em pânico com a possibilidade da revalidação da carteira profissional condicionada à formação contínua. É isto que eu ouço por todo o lado:

"Não ganhamos para a formação!"
"Não temos tempo para ir a formações, já que trabalhamos que nem uns porcos!"
"Vivo nas Flores e é injusto ser obrigado a ir a formações que só existem nos grandes centros!" "Optei por outra actividade profissional mas continuo a ser veterinário, e para o básico não é preciso formação, não é justo que nem uma vacina possa administrar!"
"Já investi muito na minha formação, agora tenho uma vida familiar que não me permite uma dedicação tão extrema como a que tinha quando era recém-licenciado!"
"Quem nos emprega não pede formação, pede disponibilidade para trabalhar a custo baixo!"
"Eu estudo melhor por livros, em congressos adormeço sempre!"
"Eles querem é dinheirinho, estão de braço dado com as entidades de formação e quem se lixa sempre é o elo mais fraco - o veterinário dos recibos verdes!"

(Ainda bem que esta guerra já não é minha...)

No Reino Unido existem os CPD's - Continuing Professional Development. A RCVS recomenda (e não obriga) 105 horas em 3 anos com um mínimo de 35 horas por ano (é capaz de equivaler a 2 fins de semana + 1 assinatura de revista, nada de especial portanto). Percebe-se que o objectivo é tornar esta recomendação uma obrigação num futuro próximo (necessário uma alteração do "Veterinary Surgeons Act 1966"). A RCVS tem uma atitute realista, revela a dificuldade em avaliar comparativamente o esforço de cada veterinário de forma justa e adequada. Permanece uma obrigação ética de cumprir os mínimos dos CPD's. Quem não os tenha fica automaticamente fora do plano de acreditação de veterinários implementado pela RCVS com o objectivo de diferenciar as clínicas veterinárias de qualidade (RCVS Practice Standards Scheme).

A empresa para a qual vou trabalhar garante a oferta de formação que corresponda aos mínimos dos CPD's. Vamos a ver se cumpre (sempre a desconfiança portuguesa)... De qualquer forma de certeza que por iniciativa própria farei muito mais do que isso.

1 comentário:

Anocas disse...

Ola. Boa sorte. Se precisares de algo: anacs123@gmail.com.