quinta-feira, 23 de maio de 2013

Quem nunca se casou em Gretna Green?


Existe uma pequena aldeia na Escócia que é considerada a Las Vegas do Reino Unido. Como assim? Las Vegas? Casinos? Nada disso, estou a falar de Gretna Green, uma terrinha de 2000 habitantes conhecida pelos casamentos de última hora ou "runaway marriages". 

Tudo começou em 1754 quando as leis da Escócia e Inglaterra sobre casamentos se diferenciaram. Passou a ser possível que na Escócia rapazes de 14 anos e raparigas de 12 anos se casassem sem o consentimento dos pais. Como Gretna Green ficava na fronteira da Escócia com a Inglaterra, inevitavelmente começou a ser invadida por noivos ingleses em fuga de familiares discordantes. A afluência era tal que os ferreiros da aldeia passaram a ser padres em part-time

Hoje em dia o mundo da Jane Austen já se encontra muito longe da realidade e se no Reino Unido um casal quiser casar de um dia para o outro vai ter de esperar uma ou duas semanas para ter os papéis aprovados. Mesmo assim, a fama de Gretna Green permaneceu, e actualmente celebram-se cerca de 5000 casamentos por ano! Toda a gente conhece alguém que se casou em Gretna Green!

Sem comentários: