sábado, 19 de julho de 2008

Não tenho de ir para a "escola de pesos"...



Chegou-me aos ouvidos que a TZ e a MN estão preocupadas com a minha falta de músculo para esta profissão. Como sei que elas acompanham o blog, vou deixar aqui um breve esclarecimento.

Eu não ando a carregar carcaças nem bocados de carne. Não é necessária força física para este trabalho. O que é preciso é saber afiar facas para que depois ao cortar não ser preciso exercer muita força nos pulsos e braços. O trabalho consiste em observar, cortar e se for necessário, mandar bocados para o lixo. Os trabalhadores do matadouro é que são responsáveis pelos trabalhos pesados, enquanto os inspectores apenas têm a responsabilidade de cumprir os pontos básicos de inspecção. Para mim a espécie fisicamente mais exigente (mas mais simpática em termos de ambiente de trabalho) é a dos franguinhos, porque temos de estar na mesma posição em pé durante muito tempo. Nas vacas, por exemplo, a linha é mais lenta e os inspectores dividem-se por tarefas - um corta os linfonodos da cabeça, outro analisa as vísceras (fígado, rins, coração, pulmões) fazendo os cortes obrigatórios em busca de lesões (por exemplo, parasitas nojentos como a Fascíola Hepática), outro vê a parte de cima da carcaça (está num nível mais elevado para chegar lá) e finalmente outro vê a parte de baixo da carcaça. Claro que a organização dos matadouros varia, se forem só 2 vacas abatidas provavelmente 1 inspector basta para fazer isso tudo (demora é um bocadinho mais). É preciso ainda ver os dentes da vaca para conferir a idade com o passaporte. O maior problema para mim é a minha altura, posso ter maior dificuldade em chegar até meio da carcaça se tiver de cortar qualquer coisa suspeita. Nos frangos também pode ser um problema, porque não vejo muito bem a parte de cima deles quando passam na linha, tornando-se mais dificil detectar celulite (sim, os frangos têm celulite, não são só as frangas).

No meu ponto de vista, trabalhar com animais vivos é fisicamente muito mais exigente, porque em muitas situações temos de inventar força para os agarrar, especialmente se estiverem contrariados.

Um grande beijinho para as duas (quer dizer, as três...)!!!

3 comentários:

Anónimo disse...

Don't horry, said Paula;
we hope you have a good stay

Anónimo disse...

Esta é imagem para o nosso Super André.

Anónimo disse...

Nós somos umas betinhas, pá! A coisa mais exigente fisicamente no nosso trabalho é aturar engravatados mal-cheirosos! Daí o disparate do nosso comentário. Mas está descansada: nós sabemos que, apesar de emigra, és veterinária! E com o teu sentido de humor superarás os pequenos contratempos com as vacas, frangas e restantes espécies!
Beijinhos das três, TZ, MN, MH